segunda-feira, 3 de agosto de 2015

2ª FESTA DO MILHO E A 1ª FESTA DO FEIJÃO MANTEIGUINHA DE SANTARÉM

Evento celebrou os bons resultados da safra do milho e a retomada da produção do feijão manteiguinha


Festival do Milho e do feijão Manteiguinha
Festival do Milho e do feijão Manteiguinha
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar (SEMAP) e a Coordenadoria de Produção Familiar (CPROF), realizou no domingo (02/08), a II Festa do Milho e a I Festa do Feijão Manteiguinha. O evento, que faz parte da programação da 38ª Exposição Feira Agropecuária do Baixo Amazonas, foi uma grande confraternização para celebrar os bons resultados da safra do milho e a retomada da produção do feijão manteiguinha em Santarém.
Danças típicas da região fora apresentadas pelas comunidades
Danças típicas da região fora apresentadas pelas comunidades
Agricultores e lideranças de 15 comunidades rurais do Município participaram dos festejos, além de comidas e iguarias feitas à base dos produtos (milho e feijão manteiguinha), o evento contou com uma diversificada programação cultural: danças folclóricas, concurso de rainhas e entrega de medalhas e certificados a produtores rurais.
Neste ano, além de celebrar os bons resultados da safra do milho, a Prefeitura, também, incluiu na festa o feijão manteiguinha. Uma cultura que estava praticamente extinta da mesa dos santarenos, e que há dois anos ganhou novo fôlego, com o apoio do Município, através do Programa de Modernização da Produção Familiar. Atualmente, o Governo Municipal, através da SEMAP/CPROF, em parceria com EMATER, UFOPA e produtores rurais trabalham no projeto de plantio mecanizado nas áreas do Planalto Santareno e Belterra, com a primeira produtividade média de 814 quilos por hectare, com expectativas de aumento.
“O desafio lançado foi o de resgatarmos a cultura do feijão manteiguinha, retornando as nossas feiras e mercados e a mesa dos santarenos”, disse o prefeito Alexandre Von.