sexta-feira, 28 de agosto de 2015

GOVERNO CAMINHA NA CONTRA MÃO - Emir Aguiar

Prefeitura abdica dos repasses do Pará ao sistema de saúde

Vereador Emir Aguiar diz que governo municipal caminha na contramão da saúde


Vereador Emir Aguiar denuncia descaso com saúde
Vereador Emir Aguiar denuncia descaso com saúde
O vereador Emir Aguiar (PR) recebeu nossa reportagem na última segunda-feira, 24, ocasião em que fez referência ao governo municipal de Santarém, que tem caminhado, administrativamente, na contramão de alguns serviços essenciais à coletividade, tais como: a educação, saúde, infraestrutura rural e periferia da cidade.
Segundo o vereador Emir, um ônibus quebrado há bastante tempo em Cucurunã, que deveria atender as necessidades da comunidade escolar, deixou de ser utilizado pelos alunos, porque a Secretaria Municipal de Educação (Semed) afirmou que o conserto do veículo é de responsabilidade da referida escola. “Isso está completamente errado. Precisamos visitar as escolas pólo para verificar in loco de quem realmente é a responsabilidade da manutenção do ônibus”, adverte o Vereador.
Emir Aguiar disse que a falta desse ônibus para conduzir os alunos está provocando um problema muito mais grave que é o aumento da evasão escolar.
Outro assunto abordado pelo vereador foi sobre a saúde. Segundo ele, o governo do Estado há bastante tempo não está repassando ao Município os recursos constitucionais e o prefeito Alexandre Von fica calado, sacrificando os mínimos recursos do tesouro municipal para assumir responsabilidades que são inerentes ao governo estadual. “Com isso, a saúde em Santarém continua um verdadeiro caos e quem é penalizado é a população mais humilde e carente que só tem o sistema de saúde público para recorrer”, lamenta Emir.
O Vereador disse que o governo municipal deveria ir à Justiça para fazer com que o governo do Estado faça os repasses regularmente, porque são direitos constitucionais, a serem repassados ao sistema de saúde de Santarém. Com essa medida, os serviços de saúde no Município seriam normalizados. “Mas não, o prefeito Alexandre Von prefere agir de forma covarde em não acionar o governador Simão Jatene na Justiça, porque pertencem ao mesmo partido, o PSDB. Com essa postura corporativista prefere sacrificar a população que o elegeu para ser o seu Prefeito e defender seus direitos”, afirmou Emir Aguiar.
SUPERLOTAÇÃO: Cerca de 20% dos pacientes que recebem atendimento no Hospital Municipal de Santarém são de municípios vizinhos. O hospital é referência na região em urgência e emergência. A maioria dos casos vindos para a cidade é de baixa complexidade e poderiam ser tratados no próprio Município de origem, mas não é o que ocorre, e com isso, há sobrecarga de atendimento. A recepção e os corredores do hospital ficam lotados. O que também contribui para o aumento da demanda de pacientes é a precariedade em algumas Unidades Básicas de Saúde.
Emir Aguiar percebeu que não adianta investir somente na construção de hospitais e reforma de unidades se não investir no material humano, que é responsável por garantir a saúde da população.
PREOCUPAÇÃO: A vereadora Marcela Tolentino (SDD) mostrou-se muito preocupada com a questão da saúde pública no Município. O alvo de polêmicas continua sendo o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA), que agora está com o arco cirúrgico quebrado. Marcela explica que o arco cirúrgico é um aparelho que auxilia o cirurgião, produzindo a imagem em tempo real do procedimento, o que contribui para o sucesso de cirurgias de alta complexidade. “Cirurgias de alta complexidade ficam sendo comprometidas pela falta do aparelho, eles alegam a sensibilidade de alguns aparelhos devido as constantes quedas de energia”, disse Marcela Tolentino.
A Vereadora informou que os responsáveis estão já providenciando para que este aparelho esteja concertado até o dia 08/09. “Estamos atentos, porque já basta que o Regional tenha apenas 128 leitos para atender uma população de mais de 1 milhão de pessoas”, declarou. Marcela enfatiza a necessidade de se envidar esforços do governos federal e estadual, para ampliar urgentemente os serviços do Hospital Regional que é referencia no Município.
Por: Manoel Cardoso
Fonte: RG 15/O Impacto