É do vereador Dayan Serique (PPS), a afirmação feita na tribuna, de que os deputados estaduais da região são omissos com relação às obras paradas do governo estadual em Santarém e outros municípios do contexto regional.Segundo Serique só no mês findo (outubro), o governo estadual arrecadou em impostos R$ 16 milhões em Santarém e região. E qual é a obra do governo do estado que nós temos? Questiona. Ele mesmo responde; só temos obras paradas. Ele cita como exemplo a paralisação das construções do estádio Colosso do Tapajós, da escola técnica, do ginásio poliesportivo, etc. “Sem contar que o governo do estado não vem pagando a sua cota parte, devida a saúde pública de Santarém”, ressalta.
Segundo Dayan, quanto mais o governo estadual arrecada, mas ele nos abandona. Chama atenção para o fato de que não podemos ficar omissos, “por isso estamos cobrando dos nossos deputados estaduais da região, que estão calados e submissos debaixo da sola do sapato do governador”, o que para Serique “é uma vergonha porque deveriam estar brigando pela nossa região, Santarém paga um preço caro por não ter elegido nenhum deputado estadual” avalia.
Com relação à participação de jornalistas diplomados no concurso da Câmara Municipal de Santarém, Dayan Serique disse que o Poder Legislativo chegou a um consenso, “pois para isso tem autonomia para decidir”, colocando uma vaga para o jornalista com certificação e mantém o cargo de assessor de comunicação, onde profissionais diplomados ou não, poderão concorrer.