quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Juízes que atuam na Comarca de Santarém

Comarca de Santarém é a maior Vara de 2ª Entrância e a segunda maior do Estado


Fórum de Justiça de Santarém
Fórum de Justiça de Santarém
A Comarca de Santarém é a maior Vara de 2ª Entrância e a segunda maior do Estado perdendo apenas para a Comarca de Belém (3ª Entrância). Conta hoje com 14 varas judiciais e dois juizados especiais (que não podem ter juiz titular). Temos 12 juízes titulares (um à disposição de Belém) e 03 juízes substitutos.
No momento, apenas duas varas não têm juiz titular, sendo assumidas por juízes substitutos ou por juízes de outras varas até a definição de um titular, através de decisão do Pleno do TJPA. Para isso, um edital deve ser lançado, quando juízes se candidatam às vagas e passam por análise e votação no Pleno. As vagas podem ser por Antiguidade ou por Merecimento.
O magistrado, após vencer concurso público, para ser juiz titular cumpre um estágio probatório e atua como juiz substituto em comarcas de 1ª, 2ª e 3ª entrâncias.
Encerrado o primeiro ciclo profissional e tendo ele boa avaliação, pode ser nomeado juiz titular de comarca de 1ª Entrância (comarcas de vara única, em municípios pequenos, com poucos processos).
Após dois anos de atividades na comarca de 1ª Entrância, já pode se candidatar às vagas que surgirem nas comarcas de 2ª Entrância (comarcas com maior número de varas e processos, como Santarém). E se quiser seguir carreira, depois de alguns anos pode concorrer às vagas na 3ª Entrância (Belém), de onde pode ainda ascender ao cargo de Desembargador.
A condição para chegar ao topo da carreira na Magistratura, é ser eleito desembargador do TJPA. São 30 membros e neste momento está ocorrendo a eleição de novos desembargadores para ocupar vagas daqueles que morreram ou se aposentaram. Acompanhe informações neste link: http://www.tjpa.jus.br/PortalExterno/imprensa/noticias/Informes/99688-Pleno-vai-escolher-novos-desembargadores.xhtml
Santarém encabeçou, a partir de 2010, um movimento para que, além de Belém, outras comarcas possam ser alçadas à condição de 3ª Entrância, no caso Santarém, Ananindeua e Marabá, as três maiores de 2ª Entrância. Mas o projeto está parado no TJPA desde aquela época.
A transformação de Santarém em Comarca de 3ª Entrância serviria para acabar com a eterna busca de juízes em ir para Belém, para um dia chegar ao topo da carreira, como desembargador. Nesse caso, os juízes de Santarém poderiam chegar ao desembargo diretamente por aqui.
A alegação atual para que o processo não seja reaberto, seria a atual crise financeira que impossibilitaria o TJPA fazer um maior investimento na criação de novas comarcas de 3ª Entrância, pois além de ter que melhorar a infraestrutura local, teriam que melhorar os salários de juízes e servidores, já que o patamar praticado na capital é maior do que do interior. Veja abaixo a relação com nomes dos juízes:
JUÍZES TITULARES, AUXILIARES E SUBSTITUTOS
DA COMARCA DE SANTARÉM
FEVEREIRO/2016
Diretor(a) do Fórum de Santarém: ANDRÉ LUIZ FILO-CREÃO GARCIA DA FONSECA (3064-9200)
VARAS JUDICIAIS (E JUIZADOS)
TITULAR e/ou AUXILIAR FONES
1ª Vara Cível e Empresarial VALDEIR SALVIANO DA COSTA 3064-9264
2ª Vara Cível e Empresarial SEM TITULAR (Juízes de outras varas são nomeados temporariamente, até nova indicação de titular) 3064-9224
3ª Vara Cível e Empresarial LAÉRCIO DE OLIVEIRA RAMOS 3064-9257
4ª Vara Cível e Empresarial COSME FERREIRA NETO 3064-9248
5ª Vara Cível e Empresarial (Inf. e Juv.) JOSINEIDE GADELHA PAMPLONA MEDEIROS 3064-9204
6ª Vara Cível e Empresarial SEM TITULAR. KARISE ASSAD (substituta) e KARLA CRISTIANE SAMPAIO NUNES (substituta auxiliar) 3064-9241
1ª Vara Criminal PAULO PEREIRA DA SILVA EVANGELISTA 3064-9242
2ª Vara Criminal JOÃO RONALDO CORRÊA MÁRTIRES 3064-9205
3ª Vara Criminal (Tribunal do Júri) GÉRSON MARRA GOMES 3064-9216
Vara de Violência Doméstica (VVD) ALESSANDRO OZANAN (titular, à disposição da capital) e CLEMILTON SALOMÃO DE OLIVEIRA (substituto) 3064-9208
Vara da Execução Penal (VEP) DANIEL RIBEIRO DACIER LOBATO 3064-9215
Vara Agrária/Juizado Esp. Ambiental ANDRÉ LUIZ FILO-CREÃO GARCIA DA FONSECA 3064-9253
Vara de Juizado Esp. Cível (FIT) FREDISON CAPELINE 3523-5088
Vara de Juizado Esp. Consumidor (Ufopa) LUCIANA MACIEL RAMOS 2101-3637
Juizado Esp. Criminal (Ulbra) SEM TITULAR (Juízes de outras varas são nomeados temporariamente, até nova indicação de titular)
3524-1055
Observação: Juízes em férias ou licença são substituídos por colegas, que acumulam suas funções durante esse período.
Sempre ligar para o número do gabinete para confirmar se o juiz está atuando ou em férias.
Fonte: RG 15/O Impacto e TJPA