segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Lula sob suspeita ( Será?)

Pesquisa Datafolha, publicada ontem (28) na Folha de S. Paulo, revela que a maioria dos brasileiros não acredita nas explicações do ex-presidente Lula sobre o apartamento de Guarujá e o sítio de Atibaia, pelos quais ele é investigado, com parcimônia, pela PF, como tendo, por suposto, incorrido no crime de ocultação de patrimônio.

A maioria dos entrevistados acredita que Lula teria trocado favores pessoais com as empresas responsáveis por obras do governo federal.
Sobre o caso do tríplex de Guarujá, onde Lula é acusado de ter recebido da Odebrecht a reforma e mobília do imóvel:
Shot 009
Sobre o sítio no município de Atibaia, onde Lula é acusado de ter recebido de empresas a compra e reforma do imóvel:
Shot 011
Em ambos os casos, mais de 50% dos entrevistados acredita que Lula trocou favores pessoais com empresas que foram beneficiadas com obras do governo federal.
Quando a pergunta se dirige àqueles que se julgam bem informados sobre os eventos, o percentual que opina sobre a suposta irregularidade cometida por Lula rompe os 70%.
A resposta a uma pergunta feita pelo Datafolha, todavia, revela que grande parte dos brasileiros sabe separar o maniqueísmo residente no ser humano da análise meramente política dos governantes. Embora Lula atravesse o seu inferno astral a maior parte dos brasileiros o reputa o melhor presidente que o Brasil já teve:
Shot
Com se vê no gráfico, depois de Lula vem o tucano FHC com menos da metade do percentual obtido pelo petista.
Para a maior parte dos brasileiros, todavia, no governo da presidente Dilma, sucessora de Lula e por este ungida à presidência da República, foi quando mais houve corrupção no Brasil.
Shot 001
O Datafolha, por fim, pediu aos entrevistados que dessem uma nota, de 0 a 10, conforme confiassem ou não no nome das personalidades que lhes seriam apresentadas. As notas revelam que o brasileiro anda desconfiado, pois a maior nota, 5,3, que pode ser considerada média, foi obtida pelo ex-ministro Joaquim Barbosa, que relatou o Mensalão:  
Shot 003