O vereador Henderson Pinto (DEM), na tribuna, sessão desta segunda-feira, 15/02, entre outros assuntos importantes destacou a questão dos terrenos baldios existentes em Santarém. 
 De acordo com Henderson, os proprietários desses terrenos precisam se conscientizar que precisam manter esses espaços limpos. O vereador fez um apelo para que as pessoas tenham esse cuidado.
Henderson também abordou o valor da tarifa de ônibus cobrada para Alter do Chão. Segundo ele, Alter do Chão é considerada área urbana de Santarém, onde é cobrado o IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano, “ e houve esse ajuste que está sendo questionado”, ressalta.
A exemplo de seu colega de parlamento Luiz Alberto (PP), Henderson cita o fato inconcebível de ser pago o mesmo valor de 3 reais, pago entre Santarém / Alter, de quem sai da comunidade São Pedro até a vila balneária.
Pinto informa que está solicitando da mesa executiva a realização de uma tribuna livre, para o dia 22/03, para que seja amplamente discutido o tema da Campanha da Fraternidade de 2016, “Casa Comum, Nossa Responsabilidade e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”, com foco no saneamento básico, no desenvolvimento, na saúde integral e na qualidade de vida.
Hederson Pinto destacou também, o fato de ter sido concedido pelo conselho Nacional de Transporte a licitação para a BR- 163, desde Campo Verde até o município de Santarém, o que ele considera como resultado de uma união de forças, onde se inclui a Câmara Municipal de Santarém.