terça-feira, 22 de março de 2016

BASTIDORES DA POLÍTICA

O governo Dilma vive os últimos dias. O termo de posse do ex-presidente Lula, como chefe da Casa Civil agravou a crise politica. Visivelmente fragilizado, o governo foi incapaz de conter um manifestante dentro do próprio Palácio do Planalto, em solenidade onde só estavam convidados especiais. O deputado Major Olimpio (SD-SP) gritou “ Covardia” e surpreendeu a própria presidente. Foi retirado, sob protesto, por seguranças.  Dilma fez de conta que nada aconteceu, mas tanto Lula quanto ela pareceram visivelmente contrariados.

A BOMBA ATIRADA PELO JUIZ
A bomba atirada pelo juiz federal Sérgio Moro, retirando o segredo de justiça do processo movido contra o ex-presidente e autorizando a divulgação de escutas  comprometeras de Dilma com Lula e de Lula  com outras autoridades, deixou o País em ebulição.
JUSTIÇA DIVIDIDA
A  Justiça brasileira está dividida. Que o combate a corrupção e a garantia do exercício da cidadania e do devido processo legal vem  sendo assegurados pela primeira instância, e que as decisões de um único juiz colocam o STF em uma situação delicada. Primeiro porque esse juiz conquistou o país. Certo ou errado ao divulgar as gravações de Lula com Dilma, há toda uma população indo as ruas em apoio as suas decisões. Como ficará o Supremo ao analisar recursos que  pedem a sua suspeição ?
O CASO
O caso Lula ou o novo Brasil que sai dos gritos dos que protestam virá do fortalecimento das decisões de Sérgio Moro, que comanda a parte legal dos processos envolvendo a Lava Jato. Ou do próprio Congresso, que ontem votou e constituiu a Comissão do impeachment da presidente.

BRAGA ABRAÇA LULA
Chamou à atenção a atitude solidária do Ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga(Amazonas), com Lula. Braga o abraçou e se solidarizou com ele durante a solenidade de assinatura do termo de posse. Mesmo gesto da senadora Vanessa Grazziotin (Amazonas). Braga, que segundo a revista Veja estaria sendo investigado em razão de suposta relação não institucional com a empreiteira Andrade Gutierrez, alvo da Lava Jato,  durante seus dois governo construiu uma amizade  e um relacionamento muito intenso com o  ex-presidente .

REAÇÃO DO STF
Se Lula imaginava que encontraria guarida no STF, ao ser indicado ministro do Governo Dilma, já provoca uma reação negativa entre os ministros, que consideraram a critica feita a  suprema corte – que teria se acovardado, segundo ele -  um insulto, Celso de Melo foi duro:  "Esse insulto ao Poder Judiciário traduz, no presente contexto da profunda crise moral que envolve os altos escalões da República, reação torpe e indigna, típica de mentes autocráticas e arrogantes que não conseguem esconder, até mesmo em razão do primarismo de seu gesto leviano e irresponsável, o temor pela prevalência do império da lei e o receio pela atuação firme, justa, impessoal e isenta de juízes livres e independentes.”. Parece que agora pisaram na cabeça da jararaca.