quarta-feira, 30 de março de 2016

CAMPANHA CONTRA A DENGUE REALIZA PRIMEIRA AÇÃO INTEGRADA NO BAIRRO DO SÃO FRANCISCO

representantes do poder público e sociedade civil organizada participaram da limpeza das 18 vias que compõem o bairro de São Francisco

Aproximadamente 200 voluntários representantes do poder público e sociedade civil organizada realizaram a limpeza das 18 vias que compõem o bairro de São Francisco, próxima ação será no Centro de Óbidos. 
Desde o mês de novembro de 2015 as equipes que integram a vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Óbidos (SEMSA) realizam uma campanha de sensibilização contra a proliferação do mosquito aedes aepypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A campanha, então de sensibilização ganhou uma nova formatação e passou a ser uma responsabilidade de todos, poder público e sociedade civil organizada que entrou na luta contra o mosquito aedes aegypti.
A primeira etapa da ação Todos Contra a Dengue ganhou apoio da Prefeitura Municipal de Óbidos, por meio das Secretarias Municipais, Defesa Civil, Câmara Municipal de Óbidos, Colônia de pescadores Z-19, Associação Comercial e Empresarial de Óbidos (ACEO), Loja Maçônica, Projeto Cultura Pela Paz, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Diocese de Óbidos, Rádio Comunitária Santana FM e veículos de comunicação de Óbidos.
A ação que também percorrerá os bairros de Centro, Perpétuo Socorro, Santa Terezinha, Cidade Nova, Bela Vista, Fátima e Lurdes, sendo realizado sempre aos sábados. “Nossa ideia é unir toda a sociedade em prol do nosso bem maior que é a vida. Óbidos aderiu essa campanha que é nacional e se todos fizermos a nossa parte certamente estaremos protegidos contra esse mosquito que transmite a dengue, que em sua forma mais grave leva a morte, a febre chikungunya, que alarmou o mundo e agora o zika vírus que compromete a saúde das nossas mulheres grávidas e crianças que infelizmente nascem com a microcefalia”, falou o prefeito Mario Henrique de Souza Guerreiro.
A ação busca sensibilizar a sociedade sobre a importância de manter o nosso ambiente limpo. A campanha contou com uma mesa redonda, na Rádio Comunitária Santana FM, dia 17 de março, com a limpeza do bairro de São Francisco, dia 19 de março, e com a avaliação de resultados, que será realizada nesta quarta-feira, às 15h, na Rádio Santana FM. “A participação de todos é muito importante. Junte-se a todos nós, ajude a acabar com essa doença. Como diz o slogan da campanha nacional “O mosquito não pode ser mais forte que a gente”, finalizou o prefeito.
Neste final de semana, 26 de março, devido ao calendário Cristãos as programações alusivas a Semana Santa, não haverá a ação Todos Contra a Dengue no bairro do Centro, devido às mesmas serem realizadas no sábado, 02 de abril, das 7 às 12h.






Prefeitura Municipal de Óbidos
Martha Costa, Assessoria de Comunicação – ASCOM