sexta-feira, 4 de março de 2016

ÓBIDOS X DENGUE

Óbidos realiza campanha de combate ao mosquito aedes aegypti

Todos contra à Dengue, Chikungunya e Zika vírus, um chamamento e uma luta de todos, poder público, organizações sociais, entidades representativas, população em geral. Assim a Prefeitura Municipal de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) realizam em Óbidos uma ação de sensibilização e combate contra o mosquito aedes aegypti, que transmite a dengue, chikungunya e o zika vírus. Este ano a campanha iniciou com um simpósio para desmistificar a doença, e foi realizado na Casa de Cultura de Óbidos, durante o simpósio também foram definidos os parceiros da ação, calendário e programação a ser realizado nos bairros e também na zona rural de Óbidos.


Segundo o secretário de saúde, Bruno Ricardo Rocha, a agenda de ação inicia no dia 5 de março, sábado, com uma ação no bairro do Perpétuo, às 8hs, na Associação Água. Dia 10 de março, às 15hs no bairro do Engenho no Clipper de Santo Antonio. Dia 11 de março, às 8hs no bairro de São Francisco, na Associação de Água e às 18hs no Clipper de Santa Terezinha. Dia 12 de março, a partir das 8hs, na Comunidade do Igarapé Açu. Dia 16 de março, às 8hs no Clipper de Santana e dia 23, às 8hs no bairro de Fátima com local ainda a definir.
“Há toda uma programação para cada bairro, estamos estendendo para a zona rural, temos uma média de 20 agentes fazendo visitas em campo, sendo que sábado é o dia da faxina onde eles passam fazendo ações de limpeza e todas as secretárias estão envolvidas nesse projeto”, enfatizou o secretário após informar ainda que “74% dos casos confirmados de dengue acontecem dentro dos domicílios enquanto que os 24% restante são registrados em outros logradouros públicos e por isso nós acreditamos que a luta deve iniciar dentro das nossas casas com o envolvimento e engajamento de todos”.
Sobre os casos de dengue, o secretário informou que até o momento o município não registrou nenhum caso da doença no município. “Óbidos não tem nenhum caso confirmado das doenças, mas eu insisto que nossa rede laboratorial ainda não é uma rede capaz de diagnosticar a tempo a doença, nós ainda precisamos mandar para Santarém e de lá vai para Belém, o que talvez algum caso possa estar subnotificados, lógico que temos que ter a responsabilidade que a luta é nossa, e que todos: executivo, legislativo a sociedade como um todo deve estar envolvida”.
Como forma de dar maior celeridade a campanha a Associação Comercial de Óbidos – ACEO e a Loja Maçonica doaram um aparelho celular para ser usado nas ações de combate ao mosquito, e a população pode denunciar por meio do número (93) 992401763. “A associação comercial junto com a loja maçônica doaram um aparelho celular para ser usado na luta contra o Aedes Aegypti, se o mosquito não nasce a doença não surge, então o telefone serve como um disque denúncia e todo esse investimento serve para que a população faça a denúncia e ajude a combater os criadouros do mosquito”, finalizou Bruno Ricardo.
FONTE: Assessoria de Comunicação – ASCOM – PMO