Segundo Matias Junior, a linha Santarém/Patacho deixou de ser operada em fevereiro de 2009, e passa a ser retomada a partir da comunidade de Aninduba e não mais ao Patacho.
OLYMPUS DIGITAL CAMERAO vereador Valdir Matias Junior (PV), em pronunciamento na tribuna da Câmara de Santarém, anunciou que está sendo retomada a linha Santarém/Patacho, integrando a região do Lago Grande, agora a partir da comunidade Aninduba.
Segundo Matias Junior, a linha Santarém/Patacho deixou de ser operada em fevereiro de 2009, e passa a ser retomada a partir da comunidade de Aninduba e não mais ao Patacho. “A intenção é interligar toda a região do Lago Grande com Arapixuna e chegando até ao município de Juruti”, esclarece.
Otimista, o vereador informa que a rodovia PA, que interliga comunidades daquela região, está recebendo manutenção, trabalho este também que está sendo feito pela Prefeitura de Santarém, nos ramais que interligam a rodovia Translago.
O vereador acredita que até a primeira semana de julho já será possível a realização da primeira viagem, via porto de Aninduba e a partir daí “pegar a estrada que interliga toda a região”. Segundo o vereador, essa nova opção vai ser importante para o escoamento da produção agrícola, melhoria no abastecimento do comércio, transporte de veículos.
De acordo com Matias Junior, empresa que ganhou a concessão para a volta da linha fluvial Santarém – Aninduba, é a Camila Navegação e Transporte, que segundo ele, tem também a concessão para a o porto de Santana do Tapará.
Outra informação dada por Matias Junior é a previsão da conclusão do porto hidroviário do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, em área da antiga Tecejuta, que de acordo com ele, deverá estar concluída até final de junho, com o terminal entrando em operação.
Matias Junior acredita que com esse novo terminal vai melhorar o embarque e desembarque de cargas e passageiros. A obra concluída de acordo com Matias Junior, deverá estar dentro da programação de aniversário de Santarém, com entrega à população, no máximo em até a primeira semana de julho.