Para o Vereador Matias Júnior (PV), Santarém começa sentir os impactos dessa crise, com a queda na arrecadação e os níveis de desemprego aumentando.
 Vereador Valdir Matias Júnior (PV) disse, que acompanhou a aprovação do relatório que admitiu o processo de impeachement contra a presidente Dilma Rousseff e espera que esse impasse possa ser superado, “descontaminando a economia, para que o Brasil possa voltar a níveis melhores de confiança, diminuindo o risco de investimento no País”. Ele observa que em 2015 a economia não cresceu; em 2016 será um ano de encolhimento econômico e 2017 será ano de retração.
Para Matias Júnior, Santarém começa sentir os impactos dessa crise, com a queda na arrecadação e os níveis de desemprego aumentando. Na opinião dele, é preciso buscar soluções, como o microcrédito, o Grupo de Gestão Integrada (GGI), tentando destravar as cadeias produtivas do turismo, da produção da mandioca, da agropecuária, setor imobiliário e outros que acabam injetando recursos e segurando a renda dos trabalhadores.
Sobre o cenário político e econômico nacional, Matias Júnior observa que tudo isso é dramático, lamentável. Segundo o vereador é muito recurso sendo desviado e, que poderia estar gerando renda, emprego, ampliando negócios, dinamizando setores com soluções de engenharia, logística, diminuindo gargalos que impedem o crescimento da economia. “Então, espero que a população possa refletir e escolher melhor seus representantes”, concluiu.