terça-feira, 12 de julho de 2016

Consumo de energia pode aumentar nas férias escolares

De olho nesta situação especialista dá dicas de como economizar no período


Consumo de energia elétrica nas residências
Consumo de energia elétrica nas residências
De acordo com a Celpa, as mudanças de hábitos, que podem ocorrer em função das férias escolares, são capazes de alavancar um aumento no consumo de energia elétrica residencial. Estudos da concessionária destacam que no período é possível ter um acréscimo médio de até 3% nos gastos com energia. A situação determinante para que isso aconteça é o fato de que mais pessoas ficam dentro das residências, como as crianças, por exemplo.
Além das mudanças no dia-a-dia, as altas temperaturas do verão amazônico estimulam o uso mais frequente dos aparelhos de ar condicionado e também o consumo de extra de energia para freezers e geladeiras, para manter os alimentos mais resfriados. O líder da área de eficiência energética da Celpa, Hugo Cardoso, explica que o mais indicado é fazer o uso racional destes aparelhos nessa época do ano. “A dica é ensinar as crianças a fazer o uso correto dos aparelhos eletrodomésticos e evitar ao máximo os desperdícios”, diz Hugo.
Para reforçar estes pontos, a Celpa dá uma série de dicas de como economizar energia durante as férias com medidas simples, que podem representar um grande benefício ao orçamento doméstico no final do mês.