quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Debate ao vivo na TV Tapajós, reúne os cinco candidatos à prefeitura de Santarém

Jornalista Cláudia Bomtempo, da Rede Globo, comandará debate


claudia-bomtempo-da-tv-globo
Cláudia Bomtempo, da TV Globo
Faltando apenas quatro dias para as eleições municipais, os candidatos a prefeito de Santarém participam nesta quinta-feira (29), após a novela Velho Chico, nos estúdios da TV Tapajós, do último debate do primeiro turno das eleições 2016. O debate terá transmissão simultânea pela rádio 94 FM e em tempo real no G1 Santarém e região.
Os cinco candidatos confirmaram presença e vão ficar frente a frente por cerca de 1 hora e meia debatendo suas propostas. A ideia é fazer um debate baseado em perguntas entre os candidatos, com ênfase no aprofundamento do programa de governo de cada um. Uma oportunidade para os candidatos apresentarem suas propostas e os eleitores tirarem suas dúvidas.
O debate terá quatro blocos de discussão e no quarto as considerações finais dos candidatos.
As perguntas serão feitas de um candidato para o outro, apenas com a condução da mediadora do debate.
Haverá dois blocos com perguntas de tema determinado e outros dois com perguntas de tema livre.
Os 4 blocos estão divididos da seguinte maneira:
1º. bloco: Perguntas com tema determinado.
2º. bloco: Perguntas com tema livre.
3º. bloco: Perguntas com tema determinado.
4º. bloco: Perguntas com tema livre e
considerações finais.
A ordem das perguntas se dará de acordo com as  regras elaboradas pela Rede Globo, para que todos os candidatos perguntem e respondam ao menos uma vez por bloco.
A ordem em que os candidatos farão as perguntas, e seus posicionamentos no estúdio foi sorteada em reunião realizada no dia 19 de setembro, na presença dos representantes de todos as coligações, partidos/candidatos participantes.
O tempo de participação dos candidatos será o mesmo em todos os blocos, de tema livre ou determinado.
Nos blocos de tema determinado, o mediador vai sortear, a cada pergunta, um (1) entre 15 temas que já foram enviados aos candidatos uma semana antes do debate. Esses temas estarão numa urna, no cenário.
Estes serão os seguintes: Abastecimento de Água, Saúde, Educação Fundamental, Transporte, Trânsito, Segurança Pública, Turismo e Meio Ambiente, Iluminação Pública, Cultura, Esporte e Lazer, Estrutura Portuária, Infraestrutura e Pavimentação, Ordem Urbana e Regularização de Imóveis, Emprego, Renda e Fomento de Crédito, Habitação e Regularização Fundiária e Saneamento Básico.
Nos blocos de tema livre, o candidato escolhe o tema que deseja abordar e escolhe a quem perguntar, nessa sequência:
  • O candidato (sorteado anteriormente) escolhe a quem vai perguntar;
  • O candidato tem 30 segundos para fazer a pergunta;
  • O candidato escolhido para responder tem 1 minuto e meio para a resposta;
  • O candidato que perguntou tem 1 minuto para a réplica;
  • O candidato que respondeu tem 45 segundos para a tréplica.
Se algum candidato convidado faltar ao debate, o seu lugar permanecerá vazio, com uma placa que o identifique pelo nome. Na vez em que, pelo sorteio, faria pergunta, seu lugar será mostrado com mais destaque e o apresentador lembrará que ele não compareceu ao debate.
Em nenhuma hipótese, a pergunta ou o comentário poderá conter ofensas pessoais ou agressões ao candidato ausente. Se isto ocorrer, sua palavra será cortada imediatamente.
O debate será mediado pela jornalista Cláudia Bomtempo, da TV Globo, que já está em Santarém. A jornalista, atualmente é repórter do Jornal Nacional.
Fonte: RG 15/O Impacto e Zé Rodrigues/STC