Pesquisa Veritate aponta vitória de Nélio Aguiar em Santarém

sexta-feira, setembro 30, 2016 0 Comments

No voto estimulado Nélio Aguiar aparece com 49% e Alexandre Von com 27%



nelio-aguiar-e-alexandre-von-na-corrida-a-prefeitura
Nélio Aguiar e Alexandre Von, na corrida à Prefeitura
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Veritate Pesquisa de Opinião e Mercado (V.C.H.A. Serviços Ltda. Me), sediado em Belém do Pará, aponta a vitória do candidato à Prefeitura de Santarém, o médico Nélio Aguiar, filiado do Partido Democratas (DEM), no primeiro turno. Desde a primeira pesquisa realizada pelo Instituto Phoenix em dezembro de 2015, Nélio aparece liderando a corrida à Prefeitura de Santarém.
Na época, com margem de erro de 2,83% para mais ou para menos, o Instituto Phoenix mostrou o seguinte resultado: Nélio Aguiar 21,4%, Alexandre Von 14,3%, Socorro Pena 3,8%, outros nomes 2,9%, nenhum deles 2,2% e indecisos 21,9%.
Na segunda pesquisa do Instituto Phoenix realizada em julho de 2016, Nélio também aparece disparado na liderança à Prefeitura, nas eleições que acontecem no próximo domingo, 2 de outubro. Neste levantamento da Phoenix, Nélio Aguiar apareceu 48,4% das intenções conforme o Índice de Votos Definidos (IVD).
Em segundo lugar apareceu o atual prefeito de Santarém, Alexandre Von (PSDB) com 27,0%, seguido pelo professor Márcio Pinto (PSOL) com 13,1% e Socorro Pena (PT) com 6,3%.
Já a pesquisa Veritate registrada no TRE/PA, sob o número PA-07848/2016, ouviu 519 pessoas, no período de 21, 22 e 23 de setembro de 2016. Tem margem de erro de 4,3% para mais ou para menos. O Intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada também pelo Instituto Veritate, sob coordenação do estatístico Demétrio Alcone Peres.
voto-estimulado-fonte-veritate
Voto Estimulado – Fonte: Veritate
De acordo com o levantamento, ao responder de forma estimulada, onde nomes foram apresentados aos entrevistados, que responderam a seguinte pergunta: – Se a eleição para Prefeito fosse hoje e estivessem concorrendo estes candidatos… Em quem você votaria?
Nélio Aguiar está na dianteira com 49%. Em segundo lugar aparece o atual prefeito de Santarém, Alexandre Von (PSDB) com 27%. Em seguida aparece o professor Márcio Pinto (PSOL) com 8%; Socorro Pena (PT) com 3% e Joaquim Hamad (PT do B) com 1%.

REJEIÇÃO: O Instituto também realizou o levantamento do fator rejeição, indagando aos eleitores: – Em qual desses candidatos… Você não votaria de jeito nenhum?
Neste quesito, quem assume a dianteira é o candidato Alexandre Von, atual prefeito e candidato a reeleição pelo PSDB, com 28%, seguido pela candidata do PT, Socorro Pena, com 23%, conforme demonstra o gráfico abaixo.
indice-de-rejeicao-fonte-veritate
Índice de Rejeição – Fonte: Veritate

METODOLOGIA DE PESQUISA:
A pesquisa quantitativa, segundo o Veritate, foi por amostragem aleatória estratificada por cotas, realizando entrevistas pessoais, face a face e domiciliares, aplicando questionários estruturados junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo. Também teve como base o plano amostral e ponderação quanto ao sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:
Segundo o Veritate, no Plano Amostral Universo foram feitas 519 entrevistas. Em relação à técnica de amostragem, na primeira etapa foi quantificado o número de entrevistas para cada setor por sorteio aleatório pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), de acordo com a população de eleitores.
Na segunda etapa, de acordo com o Veritate, os entrevistados foram selecionados por amostragem aleatória, obedecendo às quotas proporcionais de sexo: Masculino, 45%; Feminino 55%. Faixa etária: Entre 16 a 24 anos, 22%; 25 a 44 anos, 45%, com 45 anos ou mais, 33%. Escolaridade: Até fundamental incompleto, 31%; Até médio incompleto, 22%, Até médio completo, 30%; Superior incompleto ou mais 17%. Nível econômico: Economicamente ativo, 62%; Economicamente não ativo, 38%, de acordo com o perfil do eleitorado.
Por: Edmundo Baía Junior
Fonte: RG 15/O Impacto

José colares

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.