O autor é o vereador Silvio Neto (PTB), que tem abordado o tema com frequência na Casa Legislativa. Ele voltou a levantar questionamentos acerca da insegurança que se vive no município.
“É lamentável as pessoas não poderem ficar em frente às suas casas. Estudantes não poderem mais ir tranquilos para a escola”. Foi assim que Silvio Neto começou o seu discurso ao, mais uma vez, pôr em pauta na Câmara os problemas enfrentados pela população santarena na área de segurança pública.
O vereador fez uma comparação de períodos recentes vividos no município, inclusive com uma publicação nacional, que o colocou como tranquilo, inverso da situação atual. “Vimos em 2012 em uma reportagem da revista Veja que Santarém era uma das melhores cidades para se viver em termos de segurança pública. Em apenas quatro anos mudou tudo. O que aconteceu?”, indaga.
Silvio Neto pontuou que uma das causas para o problema seria que “a polícia faz intensificação, prende o bandido, e no outro dia está solto. Portanto, é preciso que a justiça seja mais rígida no sentido de não soltar esses bandidos para voltarem a cometer crimes em nossa cidade”.
O parlamentar destacou que irá encaminhar um pedido de informação. “Um para os órgãos de segurança pública de Santarém como 3º BPM e Polícia Civil e também para a Secretaria de Segurança do Estado para vir de que maneira eles podem reforçar a segurança no município”, completa.