O vereador Henderson Pinto (DEM) disse que a estrutura atual dos cemitérios públicos existentes em Santarém já não comporta a demanda e necessita urgente da construção de um novo cemitério.
 O vereador Henderson Pinto (DEM), na sessão da Câmara, na quarta-feira, 09/11, defendeu, urgentemente, a construção de um cemitério público, bem como uma legislação para amparar a iniciativa privada que tenha interesse em explorar o serviço.  De acordo com o vereador, a estrutura atual dos cemitérios públicos existentes na cidade já não comporta a demanda. “A cidade cresceu e nós dispomos, praticamente, do mesmo espaço de cinquenta anos atrás para sepultar nossos entes queridos”.
Henderson, diante dessa constatação, identificou duas necessidades: a primeira é a construção de um cemitério público para atender a comunidade, gratuitamente; a segunda é a regularização de uma legislação para que os empresários de Santarém possam investir no setor, como já ocorre em alguns municípios brasileiros, a exemplo de Belém e Castanhal, no Pará. “Por isso, nós tomamos a iniciativa de apresentar um projeto de lei que autoriza a instalação e o funcionamento de cemitérios-parque e crematório, bem como outros serviços, que a iniciativa privada possa explorar em nossa cidade”.
Henderson disse que o projeto de lei de autoria dele, prevê os prazos para todas as etapas de tramitação e se disse confiante que dentro de 180 dias, o município de Santarém já tenha uma legislação capaz de atender esse tipo de serviço. “Esperamos que até o dia 14 de dezembro, data limite de funcionamento da Câmara, nesta legislatura, o projeto já esteja aprovado pelo poder legislativo, para em seguida, continuar os trâmites necessários até ser sancionado pelo prefeito”.
O vereador registrou que o projeto dele tem referência nos estudos feitos pelo ex-vereador Marcílio Cunha,  que se reocupou com o assunto por entender que dentro de pouco tempo, os dois cemitérios centrais da cidade poderiam representar perigo de contaminação do lençol freático, por meio de vazamento de chorume, excremento produzido pela decomposição dos corpos. “O trabalho apresentado por mim é a continuidade dos estudos deixando pelo  saudoso Marcílio Cunha”.
Sobre os locais para instalação de novos cemitérios, Henderson Pinto disse que essas áreas ficam fora da zona urbana da cidade e longe dos mananciais para evitar futuros problemas ambientais de contaminação.