“Todos receberam informações suficientes sobre a prestação das contas públicas. Vereadores e prefeitos, tantos os eleitos quantos aqueles que vão deixar o cargo, por meio de sugestões e dicas saberão como reagir e gerir a coisa pública”, disse Dayan Serique (PPS).
 O vereador Dayan Serique (PPS), na tribuna da Câmara destacou a participação dele no encontro promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios, ocorrido quinta e sexta-feira da semana passada, no Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. De acordo com o vereador, o evento foi bastante prestigiado tanto pelos gestores municipais que vão assumir o cargo no dia primeiro de janeiro de 2016 quanto pelos prefeitos que vão passar a gestão na mesma data. “Todos receberam informações suficientes de como prestar contas de suas administrações, assim como os eleitos ao receberem a estrutura administrativa de seus municípios, por meio de sugestões e dicas saberão como reagir e gerir a coisa pública”.
Dayan disse ainda que durante o encontro, os gestores receberam recomendações para contratarem profissionais qualificados, aptos a exercer suas funções com esmerada competência, cujas ações retornem de forma satisfatória à população. “Os gestores foram orientados a não contratar servidores apenas por apadrinhamento ou por acordos políticos, o que pode até levá-los ao banco dos réus por malversação do serviço público”. Dayan acrescentou ainda que a principal preocupação dos organizadores do encontro do início ao fim foi pela qualidade do serviço público, para que as ações dos servidores possam chegar às pessoas com efetividade.
Serique disse também que as informações repassadas durante o encontro em Belém somam-se ao conhecimento de cada um dos vereadores e que tudo isso vai ajudar na principal atribuição do vereador que é fiscalizar a aplicação dos recursos públicos. “Esse curso nos ajudou muito e contribuiu para elevar ainda mais o nosso conhecimento na condição de vereador e a partir de agora de posse das informações e com maior domínio dos mecanismos, além de  denunciar, vamos também nos antecipar aos fatos, para evitar possíveis prejuízos à população com relação à má aplicação dos recursos públicos”, finalizou.