A informação foi dada pelo primeiro secretário da Casa, Emir Aguiar (PTN), que é o decano do Poder Legislativo de Santarém.

De acordo com Aguiar, cinco blocos foram formados. “Só quem não entrou em bloco foi o PSDB, que tem três vereadores, e vai fazer uma bancada com o próprio partido”, explica.
O vereador destacou que com os blocos formados, ainda nesta terça-feira, 24/01, também devem ser definidas as comissões permanentes. “Para que a gente possa estar discutindo todos os pareceres e projetos que tramitam na Casa”, completa.
Emir Aguiar, que está no seu quinto mandato consecutivo, e é o vereador mais antigo do parlamento santareno, explicou para a ASCOM/Câmara a importância dos blocos. “A formação de blocos tem o objetivo de quanto maior o número de parlamentares que participem do bloco, este bloco tem o direito de optar qual a sua participação nas comissões mais importantes”.

Os blocos partidários para a 18ª legislatura (2017-2020) ficaram com a seguinte formação:
PSDC, PSC e PV, sob a liderança de André do Raio-X; PMDB, PPS e PSD, com o líder Ronan Liberal Jr.; DEM e PRP, líder Tadeu Cunha; PTN, PDT e PR, liderando Didi Feleol e; PSL, PSB e PTB, que tem como líder Rogélio Cebuliski.