José Maria Tapajós (PR) conversou com o presidente da Casa, Antônio Rocha (PMDB), em uma visita de cortesia.   
 Com uma passagem notável pela Câmara Municipal de Santarém, de seis mandatos de vereador, sendo o último com uma votação histórica de 5.599 votos nas eleições de 2008, e por quatro legislaturas na presidência da Casa, o hoje vice-prefeito do município, José Maria Tapajós, seria uma das pessoas mais indicadas para compartilhar a experiência e contribuir com a nova administração do Poder Legislativo santareno. E esse foi o objetivo da visita de cortesia que Tapajós fez ao presidente da Casa, Antônio Rocha.
Na ocasião, o vice-prefeito enfatizou as coincidências na trajetória política dele em relação a Rocha. “Relembrando dias importantes da nossa vida pública, considerando que fomos colegas vereadores em 1993 e 1994, quando tive o meu primeiro mandato de presidente [da Câmara] com o voto do então vereador Antônio Rocha. Hoje ele retorna à Câmara, e é eleito presidente com voto do meu filho, Júnior Tapajós”, lembra.
Tapajós destacou ainda que a experiência de Rocha na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) o credencia para ter um bom mandato à frente da Câmara de Santarém. “Não tenho a menor dúvida que será um bom presidente para o legislativo do município, dada a sua experiência no legislativo estadual e no municipal e, principalmente, pelo seu trânsito político”. De acordo com o vice-prefeito esses fatores somados são importantes para um político desempenhar o seu papel. “O legislativo e o executivo são independentes, mas harmônicos. O objetivo de cada um é atender a ponta, ou seja, levar as resoluções aos problemas da sociedade”, completa.
O presidente da Câmara agradeceu José Maria Tapajós pela visita e pelas informações fornecidas. “Tenho algum tempo na vida pública, mas todo momento estou aprendendo. O ‘Zé Maria’ veio me fazer esta visita, e eu pedi algumas informações de como ele tocava esta Casa, porque é muito importante na política saber que tem quem saiba mais que a gente. Quando se pensa assim, é mais difícil errar; ter a humildade de ouvir as pessoas para aperfeiçoar o trabalho”, ressalta.
Antônio Rocha observou que esta é a primeira vez que assume a presidência de uma Câmara Municipal. “Mas como uma pessoa que passou pela Assembleia Legislativa por 20 anos, tendo alguns cargos, inclusive, como presidente do instituto de previdência da Casa, toquei muito bem. Então, espero em Deus e com o apoio dos 20 vereadores, com certeza vamos fazer um bom trabalho, digno de elogios da população de Santarém”.