quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

ONG fará ações do 'Programa Municípios Verdes' no oeste do PA

Ao todo, nove municípios da região vão receber as atividades.

Programação inclui ações culturais, ambientais e orientações.

Do G1 Santarém
Santarém vista de cima (Foto: STC no ar)Santarém vai ser um dos municípios do oeste do estado que receberá as ações (Foto: STC no ar)
Nove municípios da região oeste do Pará vão receber neste primeiro semestre de 2017 uma caravana de mobilização e sensibilização do Programa Municípios Verdes (PMV). As ações serão feitas pela Organização Não Governamental “Rádio Margarida”, que levará informações sobre meio ambiente durante, aproximadamente, cinco meses. Ao todo, no Pará, serão 33 municípios completados. Na região, os que vão receber são: Almeirim, Placas, Alenquer, Aveiro, Belterra, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Prainha e Santarém.
Durante as programações serão levadas as populações informações sobre o PMV e suas metas, o Cadastro Ambiental Rural (CAR), Licença de Atividade Rural (LAR), esclarecimentos sobre regularização ambiental e a importância de evitar desmatamentos. Para fazer as ações, a “Rádio Margarida” vai utilizar métodos de educação popular baseados em processos de mediação e atuação artística e comunicacional para que a população seja sensibilizada e se mobilize para a causa ambiental.
Rádio Margarida utiliza métodos de educação popular em que a comunidade local é sensibilizada e mobilizada para a causa ambiental (Foto: Cristino Martins/Agência Pará)Rádio Margarida utiliza métodos de educação
popular em que a comunidade local é sensibilizada
e mobilizada para a causa ambiental (Foto: Cristino
Martins/Agência Pará)
Entre as atividades estão o teatro com atores e bonecos, criação de músicas, jogos educativos, dinâmicas grupais e contação de histórias, além da produção de kits educativos, cartilhas infantis, programas de rádio e vídeos educativos. O conteúdo produzido durante as ações vai ser usado em atos e shows em espaços públicos.
Todas as ações serão acompanhadas por representantes do PMV. “Essa campanha é um dos momentos mais importantes do projeto, pois é quando poderemos ter mais materiais de esclarecimentos para esses produtores, reforçando a importância da regularidade ambiental para o desenvolvimento do Estado de forma consciente e responsável com o meio ambiente”, finaliza Justiniano Netto, secretário executivo do Programa Municípios Verdes.
Programa Municípios Verdes
Para mudar o quadro de devastação da floresta amazônica e fazer um modelo por meio de uma economia mais sustentável, foi firmado um pacto entre entidades públicas, privadas e não governamentais. Desse pacto, em 2011, surgiu o projeto denominado “Programa Municípios Verdes”.