quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

REUNIÃO ALINHA AÇÕES DE SEGURANÇA PARA O CARNAVAL 2017 NA ZONA URBANA

A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), reuniu com os órgãos de segurança pública nesta quarta-feira (25), no Theatro Municipal Victória. A ideia do encontro foi planejar o esquema para o Carnaval de Santarém 2017, da zona urbana.
Na ocasião, foram destacadas as atribuições dos parceiros envolvidos no evento cultural, que deverá ocorrer  na Praça localizada na Avenida Anysio Chaves, nos dias 25/02 (sábado) e 28/02, das 18h às 2h30 min. “O corredor da folia na cidade tem aproximadamente 300 metros e precisamos garantir a segurança para que todos possam se divertir sem grandes transtornos. Acreditamos num carnaval participativo e seguro”, destacou o secretário de Cultura, Luis Alberto Figueira.
Além da segurança pública, a Prefeitura vai disponibilizar 150 seguranças desarmados para reforçar o esquema.
O subcomandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, Major Tarcísio Costa, informou que será disponibilizado um efetivo de 120 militares que serão distribuídos na cidade e na Vila balneária de Alter do Chão, onde a programação de carnaval ocorrerá nos dias 26/02 (domingo) e 27/02 (segunda-feira). O major enfatizou que os militares serão divididos em: policiamento a pé, na cavalaria, viaturas e Grupamento Tático Operacional (GTO).
O 4º Grupamento de Bombeiro Militar também dará apoio. Serão disponibilizados 60 militares para toda a programação de carnaval no Município. “Na cidade a média será de 35 e a logística de duas viaturas”,  informou o representante do 4º GBM, o 1º tenente Clodoaldo Maciel.
A Capitania Fluvial de Santarém vai destinar 15  militares e duas lanchas para  fiscalização na rota Área urbana e Santarém/Alter do Chão.
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) fará o ordenamento dos veículos nas vias. “Serão feitas adequações de fluxo como nas avenidas Anysio Chaves e a Rosa Vermelha, no ordenamento do trânsito e estaremos solicitando as empresas de  transporte público que mantenham a frota e se desloquem para o entorno do evento para atender os usuários. Estaremos com contingente de 14 servidores, 10   agentes  de trânsito e 4 fiscais de transporte na cidade e na vila de Alter do Chão”, especificou o coordenador de fiscalização e transporte Joaquim Azevedo.
 
O secretário municipal de Infraestrutura, Daniel Simões esclareceu que entre as atividades de apoio da Seminfra estão: a  manutenção da limpeza antes e depois do evento, cadastramento e mapeamento de vendedores autônomos no corredor da folia e facilitação de acessibilidade do público.
 
A poluição sonora causada por veículos particulares não envolvidos no evento será fiscalizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). “Estaremos atuando com seis fiscais ambientais na cidade e na vila de Alter do Chão com apoio da Polícia Militar”, destacou  a titular de meio ambiente, Vânia Portela.
 
Também participaram da reunião os representantes da Polícia Rodoviária Federal, Superintendência de Polícia Civil,  Assessoria Distrital de Alter do Chão e carnavalescos da Liga Independe dos Blocos de Empolgação (Libes). Será agendado um próximo encontro para novas definições de segurança  do carnaval da cidade e o planejamento da segurança do Carnalter na Vila de Alter do Chão.
 

Texto e foto: Alciane Ayres – assessora de imprensa da Semc