quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Assoreamento tem prejudicado pesca e atividades de moradores do Lago Juá

Imagens aéreas mostram a degradação ambiental no lago (Foto: Erik Jennings)Imagens aéreas mostram a degradação ambiental no lago 
A degradação do Lago do Juá, em Santarém preocupa a população e entidades ambientais, principalmente por causa do assoreamento que prejudica a pesca no local. A água, que antes era azulada, está barrenta por causa da lama da chuva vinda da Avenida Fernando Guilhon e das obras do programa “Minha Casa, Minha Vida”. Muitas famílias que sobrevivem da pesca e dependem exclusivamente do Lago do Juá estão preocupadas, pois existe a possibilidade do manancial se tornar inútil para uso e consumo, e muitas famílias irão sofrer as consequências.
Preocupada com a grave situação por qual passa o tradicional Lago do Juá em Santarém, que hoje é área de preservação municipal, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), através da sua competente e atuante  titula Dra, Vânia Portela e sua equipe, estudam em caráter de urgência as devidas e necessárias providências a fim de  sanar os problemas ali existentes, principalmente com respeito ao assoreamento que se encontra em estado avançado e que tem diminuindo o volume de suas água, preocupando os moradores que residem às margens e a população de modo geral, bem como a pesca naquele logradouro público. Vale ressaltar que as queimadas de forma indiscriminadas e aleatórias ao longo da beira do igarapé, influem diretamente para aumentar os danos nocivos sobre o lago, que vêm assustando a todos.