terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Carnaval em Alter do Chão: diversão e alternativa de renda

Milhares de pessoas curtiram o Carnalter 2017 no domingo
Na terra dos antepassados da etnia Borari, na Vila de Alter do Chão, em Santarém, palco da festa trisecular denominada Çairé, no oeste do Pará, abriu-se no domingo (26) o espaço nesse período à tradicional festa brasileira, o Carnaval, organizado pela Assessoria Distrital e o Conselho Comunitário de Alter do Chão, no apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). O evento proporciona oportunidades: diversão e geração de rendas.
O vendedor autônomo e morador da Vila de Alter Paulo Adriano Cardoso (25) elogiou e destacou a alternativa de reforçar a renda.  “Este ano, o evento está mais organizado e seguro, vejo bastante segurança e ficamos felizes nesse apoio do governo. O Carnaval de Alter é uma oportunidade para aumentar a renda, o período é de enchente e as praias ficam debaixo d’água. E vivo de vendas e o evento  só  acrescenta”, destaca.
Luis Alberto Garcia, da Assessoria Distrital de Alter do Chão, confirma o sucesso do evento com  o público de aproximadamente 20 mil pessoas. “No primeiro dia do Carnaval recebemos visitantes locais e de vários lugares do mundo. Tudo está transcorrendo de maneira positiva,  resultado de várias reuniões conjuntas com o Secretário Municipal de Cultura, o Luis Alberto Figueira, [Pixica] e fazemos votos que a diversão e a alegria seja o ponto alto do nosso evento”.
Segundo a capitã do 3º Batalhão de Polícia Militar Izabel Monteiro, o evento ocorre na normalidade e sem registros de agravantes. “Estamos com nosso efetivo em vários pontos no evento na Praça do Çairé e nas mediações da vila e estamos com o reforço do governo com 150 seguranças desarmados”, informou.
Para a animação do público, estiveram no palco da Praça Sete de Setembro as Bandas Swing elétrica e os Praianos elétrico. No  total, 8 servidores da Secretaria Municipal de Cultura estiveram acompanhando o evento, na responsabilidade do Chefe da Divisão de Eventos, Waldeci Reis.
FOLIA SOCIAL NA PRAÇA SETEMBRO
A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura, vem com novidade no Carnaval 2017 em Alter do Chão, nesta segunda-feira (27), a partir das 17h. Uma opção para brincar o Carnaval será a Folia Social no Coreto, na Praça Sete de Setembro em horário diferenciado.

O titular da pasta municipal da Cultura, Luis Alberto Figueira, o “Pixica”, reforça que o atrativo na Praça Setembro foi projetado para somar à diversão carnavalesca para os moradores e visitantes na Vila. “No atendimento de alguns comunitários do balneário nesse local vamos orientar a não utilização do uso do amido de milho, do trigo, espumas e similares. No entanto, os confetes e serpentinas recicláveis serão aceitos para abrilhantar o entretenimento. A atração no coreto será a Banda Alfredo da Glória que tocará marchinhas e adaptações atuais de Carnaval, ao som produzido pelos instrumentos  saxofones, trombones, caixas e surdos”, destacou.