quarta-feira, 29 de março de 2017

“Operação Sorriso” será realizada pela 11ª vez em Santarém

O anúncio foi feito pelo vereador Henderson Pinto (DEM), líder do governo na Câmara. O parlamentar informou que esteve com o prefeito Nélio Aguiar e o secretário de saúde Edson Filho na última segunda-feira (27/03) para tratar da ação, juntamente com representantes da ONG e outras pessoas colaboradoras do programa em Santarém, que de acordo com Henderson, desde 2007 obtém, por meio da parceria firmada com a Prefeitura, sucesso no município.
O Vereador detalhou que a missão, como é chamado o conjunto de ações do programa, acontecerá no período de 14 a 21 de agosto/2017, no Hospital e Maternidade Sagrada Família, e que as triagens serão realizadas na Casa da Criança. Agentes comunitários de saúde estarão ajudando no processo de análise e observação das pessoas, que participarão da campanha do programa neste ano.
O líder do Governo, que é ainda voluntário do programa, enalteceu a implantação de um consultório odontológico na Casa da Criança, que conta com equipamentos de ponta, e enfatizou o objetivo de criação de um centro de referência para atender às pessoas alvos do programa.
FIQUE POR DENTRO: “A Operação Sorriso ou Operation Smile, como é conhecida internacionalmente, é uma organização médica não governamental e sem fins lucrativos fundada na cidade de Norfolk, na Virgínia, Estados Unidos, em 1982. A instituição trabalha com crianças que possuem lábio leporino, oferecendo cuidados médicos como a cirurgia reparadora, em todo o mundo.
Presente no país desde 1997, a Operação Sorriso já transformou a vida de mais de 220 mil pessoas ao redor do mundo. Em dezoito anos, já foram realizados mais de 87 mil exames e avaliações especializadas e mais de seis mil procedimentos cirúrgicos gratuitos em 13 estados brasileiros. Trata-se de um procedimento relativamente rápido que em casos mais delicados pode durar até 45 minutos. Além das cirurgias, a Operação Sorriso treina profissionais locais, médicos residentes e novos voluntários no atendimento aos fissurados, para torná-los aptos a prestar assistência a pacientes em diversas especialidades, como Cirurgia, Fonoaudiologia, Anestesia, Psicologia e Ortodontia.”(Fonte:http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2016/08/em-santarem-operacao-sorriso-realizara-cirurgias-em-setembro.html, acessado em 28/03/2017 às 10h27min).

Fonte:  CMS