Uma reunião foi realizada na manhã da segunda-feira, 10/04, na Sala de Comissões da Câmara.
Familiares de detentos da Penitenciária Agrícola Sílvio Hall de Moura reivindicaram apoio aos vereadores da Comissão de Direitos Humanos da Casa para pressionarem o Governo do Estado a afastar o atual diretor do presídio, Major João Costa.
Os familiares afirmam que o gestor não está administrando corretamente o local, e que os direitos assegurados aos detentos não estariam sendo exercidos. Os relatos apontam que desde o início de 2017 ocorreram diversas fugas, princípio de rebeliões, mortes por doença e ainda assassinatos decorrentes das brigas entre detentos que dividem a mesma cela.
O senhor Lázaro Pereira tem um o filho preso no Cucurunã e afirma que a maioria dos detentos passa por situações desumanas. Ele contou que durante visitas teria ouvido relatos feitos por seu filho de que os presos estão doentes e o diretor sabe da situação, mas não estaria enviando profissional para tratamento médico. “O direito dos presos está sendo violado, é uma falta de respeito com eles que precisam cumprir a pena”. Outra reclamação do cidadão seria quanto ao atendimento dispensado pelos agentes prisionais às famílias. “Quando chega o dia das visitas os agentes não atendem bem, principalmente às mulheres, que são tratadas com grosseria”, afirma.
Estiveram presentes na reunião a vereadora Maria José (DEM), os vereadores Silvio Amorim (PSL), Reginaldo Campos (PSC), Ney Santana (PSDB) e ainda o secretário de Governo, Erasmo Maia.  O presidente da 6ª Comissão, Reginaldo Campos, garantiu que a Casa deverá enviar um documento para Belém por meio do vereador Ney Santana. “A solicitação será destinada ao Governo do Estado para que ocorra a mudança na gestão do presídio. Nós vereadores ouvimos todos os pedidos e as solicitações. Diante da situação vamos averiguar as denúncias e lutar para que o sistema prisional melhore”.  Reginaldo confirmou que nesta quarta-feira (12/04), uma reunião acontecerá na Câmara para tratar sobre o assunto, e ainda no dia 19/04,  a 6ª Comissão irá ao presídio Silvio Hall de Moura, para uma vista técnica a fim de apurar todos os fatos denunciados.
Conselho da Pessoa com Deficiência – A comissão participou também na manhã desta segunda-feira, 10/04, de outra reunião. Desta vez, o tema foi a eleição da primeira diretoria do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. O compromisso contou com a participação da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS). “Nós definimos a data do edital que será lançado nesta terça-feira (11/04) para as associações da sociedade civil que representam os deficientes no município. Até o final de maio/2017 pretendemos dar posse à primeira diretoria”, detalha.