quinta-feira, 11 de maio de 2017

PREFEITURA BUSCA CONHECER PROJETO “PRÓ-CATADOR ATIVAÇÃO PARÁ” JUNTO AO GOVERNO DO ESTADO

A Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminfra), Meio Ambiente (Semma), Trabalho e Assistência Social (Semtras) e a Secretaria Adjunta de Trabalho, Emprego e Renda do Estado do Pará (Seaster) esteve tratando nesta quarta-feira (10), sobre o projeto “Pró-Catador Ativação Pará” que tem apoio do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária.

Durante a reunião foi apresentado ao Governo o Projeto que teve sua elaboração em 2012 e que ao longo dos anos realizou o diagnóstico da situação dos lixões nos 144 municípios paraenses e curso de capacitação profissional nos municípios de: Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Bragança, Paragominas, Abaetetuba e Santarém.
Em Santarém existem três cooperativas de catadores, e foram identificados 79 catadores de lixo dos quais 46 recebem o beneficio do ‘bolsa família’. “Considerando que essa situação durante o período de transição não foi passado para nossa equipe, viemos tomar conhecimento exatamente hoje desta situação, e então pedimos um prazo de 60 dias para que possamos reunir com os catadores, já que foram identificadas três cooperativas, e assim poder chegar a um entendimento”, enfatizou o prefeito em exercício José Maria Tapajós, após citar que o projeto necessita ser levado ao conhecimento do prefeito Nélio Aguiar e analisado junto às cooperativas. Um trabalho que terá o acompanhamento da Secretária municipal de Meio Ambiente Vânia Portela.
O projeto tem por objetivo promover a melhoria na condição de vida e trabalho de catadores de materiais recicláveis e seus familiares, particularmente àqueles que se encontram em situação de pobreza e que não estão adequadamente organizados em empreendimentos solidários, cujo trabalho ainda é realizado em lixões ou nas ruas, de forma precária, individual e desarticulada, por meio de ações diversas.  
Dentro do cronograma do projeto estão: aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI), capacitação de economia solidaria, cooperativismo, autogestão, cadeia produtiva de resíduos sólidos.
 Para serem executados estão: 08 centros de triagem, 12 oficinas de planejamento e avaliação, capacitação profissional, fortalecimento das redes e monitoramento técnico das etapas.
 

 Assessoria de Imprensa do vice-prefeito e Semap