O vereador usou a tribuna, durante a sessão desta segunda-feira, 29/05, para falar da viagem que será realizada a Belém para uma audiência com o Governo do Estado para tratar dos problemas enfrentados na área da saúde em Santarém.
Dayan enumerou alguns dos pontos que devem ser tratados no compromisso. O primeiro, acerca do atendimento de alta complexidade, que de acordo com o vereador, deve ser executado pelo Estado, como o serviço de hemodiálise. O segundo, sobre a dívida que o Executivo Estadual teria com o município, que estaria na ordem dos dois milhões de reais, segundo Serique. Nesse sentido, o vereador indicou que devem ser cumpridos os repasses estaduais de forma regular.
Outro item que deverá ser dialogado diz respeito à sugestão, já feita em outro discurso por Dayan, da implantação do pronto-socorro estadual em Santarém, pois, de acordo com o vereador, o Hospital Municipal estaria realizando cerca de 70% do total de atendimentos a pacientes vindos de outros municípios, o que poderia ser dividido com o Governo do Estado. Ainda nesse ponto, o parlamentar ressaltou o fator da pactuação. Ele exemplificou que o acordo entre Santarém e a capital prevê repasses para cerca de quatro mil atendimentos por ano, mas o número não chegaria a 100 anuais, e ainda sugeriu que cirurgias eletivas e tratamento de pneumonia sejam feitos nos municípios, sobre os quais Dayan comentou que alguns já teriam até comprado ônibus para transportar pacientes para Santarém, prática reprovada pelo parlamentar.
O vereador finalizou informando que a Comissão de Saúde da Casa deve reunir nesta semana com o secretário municipal de Saúde Edson Filho e o prefeito Nélio Aguiar para definir a pauta de reivindicações a ser levada ao conhecimento do Poder Executivo Estadual.
Por Jefferson Santos – Jornalista da ASCOM/CÂMARA