quarta-feira, 26 de julho de 2017

REALIZADA 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

O Conselho Municipal de Assistência Social de Santarém (Cmass) e a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) realizaram nos dias 20 e 21 de junho, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu no auditório central do IESPES.
As Conferências de Assistência Social foram espaços amplos e democráticos de reflexão, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias para que apontem diretrizes para o aperfeiçoamento da Política de Assistência Social.
Neste ano a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social teve como tema:  “A garantia de Direitos para o fortalecimento do SUAS” Sistema Único de Assistência Social.
De acordo com a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, esse evento foi um momento de extrema importância para a Assistência Social do município de Santarém, e em particular para a Semtras, pois foi nesse espaço conferencial que os usuários da Política, os trabalhadores e a equipe da gestão puderam avaliar a execução da Assistência Social, definirem princípios e diretrizes e apontarem indicações para o aperfeiçoamento da política de assistência social do município.
Na Conferência aconteceu a escolha em plenária dos 10 Delegados que irão participar da 11ª Conferência Estadual de Assistência Social que irá acontecer de 17 a 19 de outubro defendendo o fruto da relatoria cujas propostas serão direcionadas posteriormente a federação.
De acordo com Ivanilson Cardoso Presidente do COMDCA- esse momento positivou a discussão sobre a garantia dos direitos para o fortalecimento do Suas para o município de Santarém, e que levarão as deliberações para as Conferências estadual e federal.
O presidente do COMDCA destacou a importância de pela primeira vez serem realizadas as Pré-Conferências, que são eventos que antecederam a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, o que ajudou muito para a agilidade da Conferência e planejamento do que se espera quanto assistência para o município nos próximos dois anos.
Foram realizadas 08 (oito) Pré-Conferências em todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), e a população, os trabalhadores, os conselheiros e a equipe da Semtras participaram, opinaram e sugeriram as prioridades e rumos da Política da Assistência Social.
Cerca de 200 pessoas estiveram participando dos dois dias de evento.
 

Texto: Geisa de Oliveira – Assessoria Semtras