sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Divulgada a programação do X Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas

Da Redação - Agência Santarém



A Programação oficial do X Salão do Livro do Baixo Amazonas foi divulgada durante coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira (23), na Escola do Parque. Pelo décimo ano consecutivo, moradores e visitantes de Santarém, vão participar de atividades como, bate-papos, palestras, oficinas, shows e lançamentos de obras literárias.
O Salão do Livro vai ocorrer no período de 24 de novembro a 3 de dezembro e é promovido pelo Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult), em parceria com Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais, de Cultura (Semc), com apoio das secretarias municipais, Agricultura/Pesca (Semap), Educação (Semed), Infraestrutura (Seminfra), Mobilidade e Transporte (SMT) e demais parceiros.
"Esta edição marca o esforço contínuo do governo do estado com apoio firme do governo municipal e parceiros, ao unir forças enfrentar as dificuldades, erguendo o Salão. Na abertura nesta sexta-feira, às 19 horas, nós teremos a presença do governador do Estado do Pará, Simão Jatene, o grande responsável em manter a Feira Pan Amazônica do Livro e o Salão, e não recuou ou diminui a estrutura física ou grandeza do evento. Teremos também, o secretário de cultura do Estado, Paulo Chaves, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado Márcio Miranda, entre outras autoridades paraenses", disse a diretora da Secult Ana Catarina Brito.

Este ano o país homenageado é a Poesia, como um território que não tem fronteiras, um só idioma e uma só cultura. A poesia estará presente em todos os estandes e iniciará o encontro literário com o grande escritor João de Jesus Paes Loureiro. A programação encerra com show de Dado Villa Lobos e Banda que também estará autografando o livro "Memórias de um Legionário.
Participam ainda, os escritores de abrangência nacional e internacional: o carioca Márcio Vassallo e o português José Pacheco. Estarão entre os convidados também os escrtiores Cláudio Cardoso e Francisco Mendes. Das sessões de autógrafos participam os escritores de Santarém Hélcio Amaral de Souza, Jairo Linhares, Cristovam Serra e Maria do Carmo Gomes e mais Célio Simão, de Óbidos, e Álvaro Vinente, de Oriximiná.
O representante da Associação Nacional de Livrarias (ANL), Robério Paulo Silva detalhou a organização dos expositores. "A felicidade é grande mais uma vez neste evento que tem grande carinho no mercado editorial. Estamos com 150 editoras representadas, expondo em torno de 22 mil títulos. Livros para atender toda sociedade, literatura infantil, infanto juvenil, literatura geral e acadêmica. A previsão da movimentação de negócios desse evento gira em 1 milhão de negócios, direto com o consumidor e entre os livreiros. Muitos empresários de livrarias de cidades vizinhas aproveitam para negociar", destacou.
O secretário municipal de cultura, Luís Alberto Figueira, ressaltou a sensibilidade do governo municipal em valorizar a cultura local em todos os segmentos. "Temos o apoio integral do prefeito Nélio Aguiar, o qual vem demonstrando a sensibilidade cultural e fazendo acontecer em Santarém. O Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas oportuniza a todos a ampliar o conhecimento através dos Livros e estamos empenhados no apoio", reforçou o titular da pasta da cultura.
Escritor homenageado
Faustino era piauiense, mas veio para Belém ainda menino. Morreu muito jovem, aos 32 anos, num acidente aéreo no Peru, em 27 de novembro de 1962, e deixou uma única obra publicada, o livro "O homem e sua hora". Nascido em Teresina, em 22 de outubro de 1930, encontrou em Belém e no Rio de Janeiro a atmosfera ideal para atuar como jornalista, tradutor e crítico literário, e principalmente para dar vazão à verve literária. "A professora Lila Silvestre Chaves, fará uma palestras sobre o homenageado e lançará o livro de cartas, [Meu Caro Bené] de Mário Faustino para o professor filósofo paraense Benedito Nunes.
Estrutura do Salão do Livro
O Salão do livro, é realizado em área total de 3.600 metros quadrados, áreas delimitadas do Parque da Cidade, e inclui o Espaço Pérola Tapajós, o qual está instalado 26 estandes montados, sendo 17 a expositores paraenses e 09 de outros estados e uma expectativa em torno da geração de empregos diretos e indiretos de 150 postos.
A coordenadora da XXI Feira Pan-Amazônica do Livro e X Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas, Andressa Malcher esteve presente na Coletiva.
Serviço
X Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas
Período: 24 de novembro a 3 de dezembro de 2017
Local: Parque da cidade- Espaço Pérola Tapajós.
Abertura oficial, sexta-feira (24): 19 horas
Segunda a sexta-feira: 9h às 22h
Sábado e domingo: 16h às 23hSegue em anexo a programação
Entrada Franca