sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Plano Municipal de Arborização inicia coletas de sementes para produção de viveiros

Da Redação - Agência Santarém


Coletar as sementes é a segunda etapa do Plano Municipal de Arborização de Santarém que iniciou nesta quinta-feira (23). A ação é realizada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria Municipal Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio).
 A acadêmica de biologia da Ufopa Taciane Moreira é uma das voluntárias do Projeto. Para ela, uma oportunidade fundamental para a aplicação de outra pesquisa que está desenvolvendo: “Além da seleção de sementes, estamos registrando o levantamento de dados de cada árvore. Estou fazendo uma pesquisa para a arborização do Residencial Salvação e é uma experiência que vai enriquecer o meu trabalho de conclusão de curso.”
 Segundo a bióloga da Semma, Suelem Silva, em setembro e outubro deste ano foi realizada a primeira etapa, quando foi organizado o mapeamento das árvores matrizes no município, aquelas que serão base para a coleta de frutos para a produção de mudas.
 “O plano é baseado no Projeto Floresta Urbana, resultado de pesquisa de acadêmicos da Ufopa que apontou a necessidade da adequação da arborização no município. Após a coleta, as sementes passarão por tratamento para a produção de mudas em viveiros que serão instalados no Parque da Cidade”, disse Suelem Silva.

 Hoje as equipes formadas por técnicos da Semma, Ideflor e acadêmicos da Ufopa realizaram as coletas ao longo da PA-457, Rodovia Everaldo Martins, região do Eixo-forte. Já amanhã (24), a coleta será concentrada nos bairros santarenos.

 Plano Municipal de Arborização
 É um projeto piloto de médio prazo com uma execução prevista em 3 anos, realizando inventários, diagnósticos, escolha de espécies, produção de mudas em viveiro de espera, treinamentos, ações sociais, correção e a implantação da arborização urbana.
 Dentre os primeiros bairros que serão contemplados estão: Centro, Mapirí, Liberdade, Salé, Laguinho, Fátima, Aldeia, Santa Clara, Aparecida e Jardim Santarém.