sexta-feira, 16 de março de 2018

Estudos apontam que praias de Santarém estão próprias para banho


Apresentação do resultado das coletas feitas em setembro e dezembro de 2017O resultado da pesquisa realizada em setembro e em dezembro sobre balneabilidade nas principais praias de Santarém apontou os 11 locais pesquisados como próprios para banhos. O resultado foi anunciado nesta quinta-feira (15), por ocasião da proximidade com o Dia Mundial das Águas, celebrado no dia 22 de março. A apresentação do resultado foi feita no auditório do Centro Municipal de Informações e Educação Ambiental (Ciam) pela Prefeitura de Santarém e pela empresa Conágua Ambiental, responsável pela coleta das amostras de água.
De acordo com a Resolução 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), as águas ficaram entre excelentes e satisfatórias, sendo que a maioria dos pontos foi classificada como excelente para banho. A classificação leva em conta excelente, satisfatória, boa e imprópria.
Foram coletas amostras de 11 pontos distribuídos nas seguintes praias: Maracanã, Pajuçara, Ponta de Pedras, Muretá e Balneário de Alter do Chão (praia do Centro de Atendimento ao Turista/C.A.T, canal principal do Rio Tapajós, Praia do Cajueiro, Orla de Alter do Chão/escadaria, Orla de Alter do Chão/parte final, Praia do Amor e Igarapé do Macaco).  
“Tivemos resultados dentro dos padrões de balneabilidade, o que quer dizer que todas as praias estão próprias para banho.  Isso é bastante positivo porque percebe-se que o Rio Tapajós consegue ainda diluir todo o grau de poluição, às vezes, do desleixo de um banhista que deixa um lixo, que leva um animal para a areia. Mas isso não quer dizer que devamos fechar os olhos para o futuro. Temos que ter consciência que a água é um bem de todos e temos que manter esse resultado”, explicou a bióloga da Conágua Ambiental, Wilma Coelho.
A coleta é realizada a cada três meses, sendo a primeira deste contrato em setembro de 2017 e a segunda em dezembro também de 2017. A terceira etapa de estudos está sendo feita nos mesmos locais neste mês e os resultados devem ficar prontos em abril.
Saiba mais:
“Foi um resultado satisfatório para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e para toda a população. Em homenagem ao Dia Mundial das Águas, que é no dia 22 de março, a gente aproveitou a vinda da empresa que está fazendo a próxima coleta da água para divulgar novos estudos. Os 11 pontos de coletas foram considerados próprios para banho, de acordo com os critérios legais da Resolução 274 do Conama”, informou a secretária de Meio Ambiente de Santarém, Vânia Portela.
A empresa Conágua, de Goiás, foi a vencedora da licitação realizada no ano passado para fazer o serviço de coleta de amostras de água nas praias. São analisados o PH da água, índices bacterianos, presença de materiais flutuantes, presença de óleo e outros resíduos. O trabalho integra o Programa Municipal de Monitoramento da Qualidade das Águas para fins de balneabilidade conforme recomenda a Resolução Conama 274/2000 do Conama, que trata sobre os padrões de balneabilidade.
João Machado Agência Santarém