Diocese de Santarém promove grande celebração de Pentecostes

Programação deve reunir três mil pessoas na Praça de Eventos
A Diocese de Santarém promove neste sábado, 19 de maio, um grande evento para celebrar a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus, a festa de Pentecostes. Será na Praça de Eventos, a partir das 17h, com apresentações culturais, musicais, Pentecostes Mirim e Santa Missa com celebração do sacramento da Crisma.
O evento destaca o tema “Pela força do Espírito Santo somos Sal e Luz na construção da paz”, por estar em sintonia com o Ano Nacional do Laicato e com o tema da Campanha da Fraternidade 2018 “Fraternidade e superação da violência”, que traz a dimensão da paz.
O coordenador do Conselho de Pastoral da Cidade de Santarém, padre Ademar Ribeiro, ressalta a importância desta grande festa: “O Pentecostes não está em função da Crisma, o Pentecostes está em função exatamente desta celebração de toda a caminhada de unidade que se tem construído e se deseja cada vez mais construir. Queremos que esse sopro do Espírito Santo possa mover o coração de todos”.
Segundo padre Ademar, o estimulo de promover o evento surgiu na primeira Assembleia da Cidade de Santarém, que ocorreu em julho de 2017. “Penso que um momento como esse, de Pentecostes, tem a dimensão de querermos abraçar juntos esta evangelização que se desenvolve na cidade de Santarém. Não temos dúvida que o Espírito Santo realmente nos faz criar, inovar e buscar essa construção da unidade”, destacou.
O bispo diocesano, Dom Flávio Giovenale, salienta a relevância da Solenidade de Pentecostes para a Igreja: “A festa de Pentecostes para nós cristãos de todas as igrejas, é a festa do nascimento oficial da Igreja. Digo oficial, por que a Igreja nasceu quando Jesus morreu e ressuscitou. Mas cinquenta dias depois se manifesta publicamente através dos gestos, do som, do fogo, e a partir dali começa a grande pregação apostólica obedecendo ao mandato de Cristo: ‘Ide e evangelizai ao mundo inteiro’. Por isso que como Igreja Católica queremos manifestar esse desejo de avançar levando Cristo a todos. E vamos fazer isso com a Vigília de Pentecostes no sábado”.
Nesse dia não haverá celebração nas igrejas da área urbana de Santarém, para que todos os fiéis da cidade possam participar do evento.
Pentecostes
A Solenidade de Pentecostes é uma data móvel, tanto que este ano será no domingo, 20 de maio. É uma das festas mais importantes para os cristãos, pois nela é comemorada a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo e sobre Maria, sua mãe. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, e ocorre no sétimo dia depois da celebração da Ascensão de Jesus ao céu.
Programação:
Data: 19 de maio de 2018, sábado
Local: Praça de Eventos, na Avenida Anísio Chaves.
17h às 19h – Apresentações musicais e culturais, e na área atrás do palco a Renovação Carismática Católica de Santarém promove o Pentecostes Mirim com pinturas e brincadeiras.
19h30 – Missa com realização do Sacramento da Crisma presidida pelo bispo diocesano Dom Flávio Giovenale.
Fonte: RG 15/O Impacto e Aritana Aguiar