terça-feira, 26 de junho de 2018

Câmara aprova Projeto de Lei que muda nome da Trav. 15 de Novembro para Joaquim da Costa Pereira

A Câmara Municipal de Santarém, em sessão realizada nesta segunda-feira, dia 25, aprovou por unanimidade, Projeto de Lei de autoria do vereador Henderson Pinto (MDB), mudando o nome da Travessa 15 de Novembro para Rua Joaquim da Costa Pereira, um dos ícones da área empresarial de Santarém.
Esse é um reconhecimento a uma pessoa que sempre contribuiu para o desenvolvimento de Santarém e região, sem falar que morou por muitos anos em um imóvel localizado na esquina da Travessa 15 de Novembro com a Avenida Tapajós e que hoje é moradia de uma de suas filhas, netos e bisnetos. Após o Projeto de Lei ser aprovado na Câmara, agora vai para as mãos do prefeito Nélio Aguiar para sancioná-lo.
FIQUE POR DENTRO: No dia 6 de janeiro de 2010, Santarém perdeu Joaquim da Costa Pereira, um de seus filhos mais ilustres, empresário e pioneiro no ramo da comunicação na região Oeste do Pará, que morreu no hospital Porto Dias, em Belém, vítima de uma parada cardiorrespiratória.
Oito anos se passaram desde que o empresário se foi. Os que conviveram com ele, recordam com saudades. Filhos, netos, bisnetos e amigos, lembram da vida exemplar que ele dedicou à família e à sua terra natal, onde decidiu desenvolver seus negócios em várias atividades, em seus 80 anos de vida.
Reconhecido pelo perfil empreendedor, ousado e corajoso, Joaquim Pereira investiu nos mais diversos setores do comércio e no ramo das comunicações. Ele chegou a presidir um conglomerado de 15 empresas composto de concessionárias de veículos, locadoras de carros, lojas de ferragens, material elétrico e construção, material de garimpo, gráfica, construtora, presentes finos, jornal, rádio e televisão.
Boa parte de sua juventude foi dedicada ao trabalho. Para o empresário, os melhores anos e produção de um homem são quando existe entusiasmo e saúde. Aproveitou um dos ciclos mais importantes da economia da região, o do ouro, para formar um patrimônio que lhe permitisse tranquilidade no futuro. “Aprendi desde cedo que a lei da prosperidade é ganhar muito e gastar apenas o necessário. Sempre pratiquei essa filosofia”, dizia Joaquim Pereira.
Dentre seus investimentos destaca-se o Sistema Tapajós de Comunicação, composto pela TV Tapajós, a primeira emissora de televisão de Santarém, geradora afiliada à Rede Globo, a Rádio Tapajós/ 94 FM, primeira rádio FM, de Santarém e o portal Notapajós.com, afiliado à Globo.com.
Para os amigos, Joaquim Pereira era um visionário, um guerreiro, que como poucos, acreditou no potencial de sua cidade, e sem dúvida foi um dos empresários mais empreendedores da região. Participava ativamente da vida da comunidade, seja nas entidades de classes, clubes sociais e entidades filantrópicas, dentre outras.