sexta-feira, 15 de junho de 2018

Coluna Impacto

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
A comunidade de São José, na região do planalto, em Santarém, recebe nesta sexta-feira (15/06) a quinta edição do projeto Itinerante de Serviços pelo Combate à Violência Doméstica, desta vez executado como parte da programação dos 185 anos da Comarca de Santarém, numa parceria do Ministério Público de Santarém com a Vara da Violência Doméstica. Moradores de comunidades vizinhas também terão acesso aos atendimentos, que serão feitos na escola São José, na BR-163, Km 19, a partir das 8h. O projeto leva às comunidades distantes do centro urbano os serviços da rede de proteção à mulher. Já foi levado ao Urucureá, São Raimundo da Palestina, São Raimundo do Eixo Forte e Ituqui. Serão disponibilizados atendimentos do MP, do Propaz, Maria do Pará, Delegacia da Mulher (DEAM), Abrigo de Mulheres, Vara da Violência Doméstica e Comissão da Mulher da OAB, com orientações jurídicas. A secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar consulta médica, odontológica, de enfermagem, PCCU, vacina, teste de glicemia e emissão de cartão SUS. O CTA fará testes rápidos de HIV, hepatite, sífilis.
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA 2
A Secretaria Municipal de Assistência Social terá os serviços de carteira interestadual do idoso e passe livre do PNE, cadastro único, CRAS volante. A Polícia Civil fará emissão de 100 unidades de RG, 1ª ou 2ª via. No local, serão tiradas fotos 3×4 ao custo de R$ 5. O Cartório 3º Ofício vai emitir certidões de nascimento, e os Correios farão emissão de CPF, ao custo de R$7, sendo que 50 unidades serão custeadas pela Câmara de Dirigentes Lojistas- CDL. Haverá ainda orientações e palestras do Grupo Alcóolicos Anônimos, Ronda Escolar da PM, informações e agendamentos do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) e Liga da Saúde, pelo IESPES, com roda de conversa e encaminhamentos para a clínica/escola de psicologia. O Sesc Santarém levará atividades lúdicas para as crianças. A programação é parte de uma série de eventos comemorativos dos 185 anos da comarca de Santarém, e terá a participação da juíza da Vara da Violência Doméstica, Carolina Maia, e da promotora de justiça da Violência Doméstica, Luziana Dantas, que coordenam essa edição do projeto.
BANCOS EM DIAS DE JOGOS DO BRASIL
O Banco Central anunciou o horário de funcionamento dos bancos nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Nos jogos às 09 horas da manhã, o horário de funcionamento será das 13 às 17 horas. Quando os jogos forem às 11 horas da manhã, os bancos abrirão das 08:30 às 10:30 horas e das 14 às 16 horas. Quando os jogos forem às 15 horas, os bancos abrirão das 09 às 13 horas.
TEORIA DA EVOLUÇÃO
Nos dias 18 e 25 de junho será realizado o minicurso “O que eu sempre quis saber sobre a evolução”, ministrado pela Dra. Adília Nogueira, do Núcleo de Apoio à Pesquisa no Pará do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Organizado pelo curso de Arqueologia e pelo Programa de Arqueologia nas Escolas, do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), o minicurso apresentará conceitos-chaves sobre a Teoria da Evolução, considerando que a biologia evolutiva é um dos principais pilares das ciências modernas. A programação será realizada no horário das 14h às 18, na sala 310 da Unidade Amazônia (3º andar), Campus de Santarém.
COZINHA TAPAJÓS
Alter do Chão é palco do maior evento gastronômico da região com a realização do Festival Cozinha Tapajós, nos dias 14, 15 e 16 de junho, que iniciará sempre às 19h, na Praça 7 de Setembro, com a presença de Chefs Regionais e Nacionais. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e o Restaurante A Casa do Saulo recepcionou os oito Chefs de renome nacional, que chegaram na quarta-feira (13), no Aeroporto de Santarém Maestro Wilson Fonseca, com música e mita dança de carimbó, no Receptivo Turístico do Evento. Entre os convidados, estão Bela Gil, Bel Coelho, Mara Salles, Helena Rizzo, Ivan Ralston, Gustavo Blanco, Pedro Schiaffino e Neide Rigo. O Festival Gastronômico de Santarém – “Cozinha Tapajós”, visa valorizar a culinária local, propondo um melhor aproveitamento de alimentos, aperfeiçoamento de técnicas, partilha de informações, além de colocar a região na rota de chefes renomados e também fomentar o turismo.
PROTESTO HUMORADO DO JUDICIÁRIO
Dando sequência à pauta de reivindicações do Sindju – Sindicato dos Funcionários da Justiça do Estado do Pará, os servidores do Judiciário em Santarém fizeram na quarta-feira (13/06), mais uma paralisação de suas atividades usando, desta feita, motivo junino para protestar, com humor. Com o tema “Servidores da Justiça há muitos anos na Roça!”, analistas, auxiliares e técnicos judiciários fizeram o “Arrasta-pé do Reajusto” em frente ao Fórum, com música junina, distribuição de comidas típicas e caracterização caipira.
ENCONTRO DE GESTORES
A Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e região Oeste do Pará (AMUT) promoverá em Santarém, no período de 18 a 21 de junho no auditório do Centro de Informação e Educação Ambiental (CIAM), o “Encontro de Gestores e Técnicos Municipais de Educação” onde será discutida a seguinte pauta: Programa de Inovação Educação Conectada, Plano de Carreira e Remuneração do Magistério/PCR e Plano de Ação Articulada/PAR. O evento contará com a presença de prefeitos, secretários municipais de educação e técnicos dos municípios associados. De acordo com o presidente da AMUT, prefeito Chico Tozetti, a formação faz parte do Programa de Capacitação para o Fortalecimento da Gestão Municipal implementada pela AMUT.