quinta-feira, 21 de junho de 2018

Idosos são homenageados em Sessão Especial na Câmara de Vereadores


Como uma solenidade alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da não Violência contra a Pessoa Idosa celebrado em 15 de junho, foi realizado na tarde desta terça-feira (19), uma sessão especial na Câmara Municipal. Na ocasião, cinco idosos foram homenageados por suas significativas contribuições a sociedade. A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMDPI) fizeram a proposta da atividade que foi aceita e presidida pelo vereador Júnior Tapajós.
Durante a sessão, um vídeo contou a história de cada um dos cinco homenageados: Raimundo Pereira dos Santos, usuário do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santarenzinho; Zilma Colares, membro da Pastoral do Idoso; Osmarino Kumaruara, mestre de carimbó; Alaíde Duarte Ramalheiro, empresária e membro do Conselho da Mulher Empresária; Duffe Marinho, advogado e presidente da Comissão do Idoso da OAB Subseção de Santarém.
O usuário do Cras Santarenzinho Raimundo dos Santos foi o primeiro a receber a homenagem e disse ter ficado surpreso por ter sido escolhido para representar os idosos dos Cras da cidade. Raimundo disse ainda que o Centro trouxe mudanças positivas em sua vida. "Lá ganhei amigos, participo das atividades e gosto muito de dançar. Sinto-me muito feliz em fazer parte do Cras pois eles dão o devido valor a nós idosos que precisamos e devemos ser respeitados".

Zilma Colares, membro da Pastoral do Idoso, dedicou a vida para a educação e afirmou que sente saudades da época em que trabalhou no segmento contribuindo na formação de grandes profissionais. Hoje dedica-se a igreja e a Pastoral.
O mestre de carimbó e artesão da vila de Alter do Chão Osmarino Kumaruara, indígena da etnia Kumarú do Rio Tapajós, sentiu-se surpreendido com a homenagem. "Não estava esperando esse momento, gostei muito de estar aqui. Represento um grupo de carimbó de Alter do Chão e me senti muito valorizado com esta honra".
Também foram homenageados a empresária e membro do Conselho da Mulher Empresária Alaíde Duarte Ramalheiro e o advogado e presidente da Comissão do Idoso da OAB Subseção de Santarém Duffe Marinho. Alaíde agradeceu a homenagem e deixou a mensagem de que os idosos não devem parar de trabalhar. "Estou com 85 anos e continuo trabalhando, por isso sou feliz." Já Marinho, conhecido pela atuação na causa do respeito a pessoa idosa, também deu um recado de valorização dos idosos ao afirmar que a luta a favor dos direitos desse público não deve jamais ser abandonada.
A presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMDPI) Roseane Matos auxiliou na produção dos vídeos e emocionou-se ao contar como foi essa participação. "Nosso objetivo é chamar a atenção para a conscientização e sensibilização dos direitos da pessoa idosa e esta sessão teve o intuito de ressaltar a importância que essas pessoas tem na sociedade. Agradeço a Prefeitura, por meio da Semtras, em apoiar o conselho em toda essa programação." O CMDPI recebeu ainda uma homenagem do legislativo.
O autor do projeto da sessão especial, vereador Junior Tapajós destacou a relevância do dia 15 de junho afirmando que o tributo aos idosos foi uma forma especial de promover a consciência a respeito das garantias básicas que todo idoso deve ter: proteção e segurança. "Foi um momento de valorizar essas personalidades que prestaram serviços no município e que muito contribuem com suas experiências. Foi uma sessão muito bonita, muito participativa e trouxe a mensagem da conscientização da não violência contra a pessoa idosa."
A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito destacou os serviços realizados pela secretaria nos 8 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Convivência do Idoso (CCI) e também pelo acompanhamento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) que atende os idosos que sofreram algum tipo de violência. "Desejamos que essa conscientização e sensibilização seja constante, devemos cuidar da pessoa idosa e valorizá-las com muito respeito sempre. Qualquer situação observada deve ser denunciada por meio do disque 100, pelo Creas, Conselho do Idoso. Não podemos nos calar diante do aumento dessa violência."
O Congresso Nacional juntamente com o Conselho Nacional de Direitos do Idoso (CNDI) declararam no início do mês de abril que 2018 é o Ano Nacional de Valorização e Promoção dos Direitos Humanos das Pessoas Idosas. A atitude ocorreu em celebração aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, aos 30 anos da Constituição Cidadã e 15 anos do Estatuto do Idoso.
A Campanha Junho Violeta traz o tema "Violetas contra a Violência – Dignidade e Respeito para com a Pessoa Idosa" e objetiva estimular a consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, no sentido de garantir o respeito aos idosos, assegurando um envelhecimento de forma saudável, tranquila e com dignidade, como preconiza o estatuto do idoso.
A Prefeitura de Santarém por meio da Semtras e o CMDPI iniciou no dia 15 de junho uma programação especial que seguirá até abril de 2019 com a realização da Conferência Municipal do idoso.


Geisa de Oliveira Agência Santarém