sexta-feira, 6 de julho de 2018

Coluna Impacto Ed. 1205

DITADURA MILITAR
O Ministério Público Federal (MPF) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) vão promover em Santarém, seminário sobre os povos indígenas e a ditadura militar. O objetivo é estimular a discussão sobre práticas de genocídio/etnocídio perpetradas pelo governo brasileiro contra os povos indígenas durante a ditadura (1964-1985), com ênfase na abordagem histórica e antropológica, e considerando as novas informações desveladas pela Comissão Nacional da Verdade. O evento, que contará com espaços para debates, também discutirá a atuação contemporânea do MPF para exigir que o Estado brasileiro implemente medidas de reparação e justiça de transição em favor dos povos indígenas que vivenciaram violações.
DITADURA MILITAR 2
O seminário tem o apoio do Núcleo de Assessoria Jurídica Popular (Najup) Cabano da Ufopa e está agendado para o próximo dia 11, às 14h30, no auditório Wilson Fonseca, do campus Rondon da Ufopa. Não é necessária inscrição prévia para participar do evento. Os palestrantes são a mestre em antropologia e assessora de comunicação do MPF no Pará Helena Palmquist, que vai ministrar a palestra “Genocídio e etnocídio contra povos indígenas: a persistência da destruição”; o procurador da República Júlio José Araújo Júnior, do Grupo de Trabalho (GT) do MPF Violação dos Povos Indígenas e Ditadura Militar, cuja palestra terá como tema “O caso Waimiri Atroari”; o procurador da República Edmundo Antônio Dias Netto Júnior, do mesmo GT, que vai tratar do tema “O caso Krenak”; e a liderança indígena Neide Imaya Wara Kaxuyana, da Ufopa, que abordará o tema “A remoção forçada dos povos indígenas Katxuyana, Tunayana e Kahyana pela Força Aérea Brasileira”.
CONGRESSO VERBITAS
Os Missionários do Verbo Divino na Amazônia realizam de 6 a 8 de julho, em Santarém, o II Congresso das Paróquias Verbitas. O evento será no Centro de Formação Emaús com a presença de leigos, leigas, confrades, bispos, padres, religiosos e religiosas. A coordenação espera um público de 100 pessoas. O Congresso destinado aos leigos deve ser um momento de escuta, reflexão, celebração e compromisso com as causas do Reino e da Igreja em saída. Durante o evento haverá celebrações, conferências, partilha e noite cultural. Nos dias 6 e 7 a programação do congresso será durante todo o dia e no dia 8 somente pela manhã. Para o congresso está confirmada a presença do bispo da Diocese de Santarém, Dom Flávio Giovenale, o bispo da Diocese de Óbidos e presidente do Regional do Norte II da CNBB, Dom Bernardo Bahlmann, padres diocesanos, religiosos e religiosas.
O FILHO DO BOTO
O escritor santareno Sebastião Imbiriba, que reside no Rio de Janeiro, cancelou a sessão de autógrafos de seu livro “O Filho do Boto”, que iria acontecer nesta sexta-feira, dia 06, devido o jogo do Brasil. Em contato com a Coluna, disse que vai retornar a Santarém para o Salão do Livro do Baixo Amazonas, previsto para 7 de setembro deste ano, quando deverá autografar os exemplares adquiridos. O Filho do Boto está disponível desde o dia 05/07/2018 nos seguintes pontos de venda: Livraria BMT, Livraria London, Quiosque no Rio Tapajós Shopping, Loja de artesanato do Aeroporto, Loja de artesanato Araribá de Alter do Chão, Loja Regional Muiraquitã do João Miléo na Praça do Pescador, Bar Mascote, e outros que aderirem a esse apoio à cultura do Tapajós. O livro continua à venda no Mercado Livre ao preço atual por poucos dias.
DESTAQUE
O curso de Bacharelado em Farmácia, vinculado ao Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), com 138 alunos regularmente matriculados, recebeu nota 5, numa escala de 1 a 5, durante processo de avaliação para a renovação do reconhecimento de curso, ocorrido no fim do mês de junho de 2018. A avaliação, feita por técnicos do Ministério da Educação (MEC), leva em conta o perfil e o objetivo do curso, estrutura curricular, atividades desenvolvidas, informações referentes ao corpo docente e infraestrutura. No período de 17 a 20 de junho de 2018, o curso recebeu a visita dos avaliadores do MEC, cujo objetivo era renovar o reconhecimento do curso. Ao conceder a nota 5 (máxima) ao curso, os avaliadores justificaram no relatório final, que o Curso de Farmácia da Ufopa apresenta um perfil excelente de qualidade.
ROCK IN CONCERT
A Banda de Música do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) promoveu na quinta-feira (5), a segunda edição do ‘Rock in Concert’, na Casa da Cultura. O evento, que teve apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), foi realizado pela primeira vez no ano de 2016. O concerto levou ao público grandes sucessos do rock nacional e internacional, como músicas das bandas Scorpions, The Beatles, Legião Urbana, Red Hot Chili Peppers, Linkin Park, Raul Seixas, Europe, Eagle, Pitty, Creedence e Nenhum de Nós. Além das músicas orquestradas pela Banda sob as regências de Leonice Nina e Eduardo Aragão, nesta edição o ‘Rock in Concert’ contou com as participações especiais do cantor Carlos Lemos, da cantora Joseanne Rostand e do saxofonista Vitor Franco.