quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Curso de barbearia profissionaliza socioeducandos do Creas

Mais dez socioeducandos que cumprem medida socioeducativa em meio aberto no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) tiveram a oportunidade de se capacitarem para o mercado de trabalho com a segunda turma do curso intensivo de Formação de Barbeiros que já encerra nesta sexta-feira (31). A iniciativa é da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).

A primeira turma do curso iniciou no dia 6 de agosto durante a abertura da Segunda Jornada de Oportunidades Sem Medidas que também formou dez adolescentes do Creas. As aulas foram ministradas pelo barbeiro profissional Carlos Alberto Moura, conhecido no ramo como "Seu Carlos".
Seu Carlos e socioeducando em aula prática com usuário do Centro PopO curso já proporcionou aos socioeducandos diversas experiências, como a interação com os usuários do Centro Pop Dom Lino Vombommel, equipamento da Prefeitura administrado pela Semtras. Em 11 de agosto os alunos mostraram todo o conhecimento adquirido nas aulas através de cortes de cabelo e barba nos moradores em situação de rua. Também puderam colocar em prática os ensinamentos na Escola Municipal Maria Amália, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santarenzinho, na Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (Caaf), na Pastoral do Menor, na Associação do bairro Alvorada e na Escola São José Operário.
Nesta quarta-feira (29), às 8h30, os adolescentes colocarão mais uma vez os ensinamentos a prova no barracão comunitário do Juá, na quinta-feira (30) no Cras Urumari e na sexta-feira (31) na barbearia do Seu Carlos, onde na ocasião, a prática será de um modelo para cada um dos 10 socioeducandos.
"Eu avalio esta capacitação como uma oportunidade excelente para que nós jovens tenhamos um futuro promissor. Eu acho muito proveitoso essa chance que vocês estão dando para nós. Vou aproveitar ao máximo para mim entrar no mercado de trabalho e chegar a montar minha própria barbearia e ganhar meu dinheiro honesto", contou empolgado um dos sodioeducandos participantes do curso.
A assistente social do Creas Telma Suane Santos que acompanha a segunda turma do curso de barbearia avaliou o momento. "A experiência está sendo única, porque nós enquanto técnicos de referência acreditamos no potencial desse adolescente. Nosso objetivo é profissionalizá-los para os incluir no mercado de trabalho. É um método novo, conhecer a máquina, se adaptar ao peso dela e eles estão correspondendo as nossas expectativas e os nossos objetivos estão sendo alcançados."
Segundo a coordenadora do Creas, Islaine Pimentel, durante a Segunda Jornada de Oportunidades, além do curso de Formação de Barbeiros que está na reta final, haverá a partir de setembro o curso de Mecânica de Motos, Refrigeração Comercial, Estética e o curso de Eletricista Predial Industrial para atender o interesse dos jovens em cumprimento de medidas. No mês de novembro mais de 60 jovens serão beneficiados.
"Como é importante para nós, com o apoio de parceiros, podermos proporcionar ensinamentos para a vida desses adolescentes usuários do Creas. Queremos agradecer a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) para que possamos oportunizar um caminho profissional desses jovens que estão cumprindo a medida e que ao encerrar esse processo estarão aptos para pleitear uma vaga no mercado do trabalho", agradeceu Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
Geisa de Oliveira Agência Santarém