quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Esposa de suplente de Flexa Ribeiro seria funcionária fantasma

Dirceu Frederico é empresário do ramo de compra e venda de ouro
O empresário Dirceu Frederico Sobrinho, proprietário da empresa de compra e venda de ouro, D’Gold, em Itaituba, foi escolhido para ser suplente na candidatura à reeleição de Flexa Ribeiro ao Senado. Empreendedor multimilionário, sua escolha como suplente foi estratégica, no sentido de fortalecer financeiramente a candidatura de Ribeiro. Para seus deslocamentos por todo o estado, segundo informações, o senador utiliza uma aeronave particular cedida por Dirceu.
Desde que contabilizados, tais gastos podem estar regulares junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA). No entanto, denúncias apontam que a esposa do empresário e seu cunhado, supostamente são funcionários fantasmas da Prefeitura Municipal de Novo Progresso, município localizado às margens da Rodovia BR-163.
Segundo consta no portal da transparência do município, Xeila Maria Almeida Bezerra Frederico e Manuel Almeida Júnior, recebem desde fevereiro de 2018 até o mês de junho – última atualização do portal-, 1,5 mil reais e 2 mil reais, respectivamente. A esposa e cunhado do megaempresário do ouro do Tapajós, deveriam atuar como Assistentes Administrativos na Secretaria Municipal de Administração, mas conforme denúncia, nunca pisaram na repartição pública.
Xeila Frederico, por exemplo, reside no estado de São Paulo. Fato exposto por ela no seu perfil da rede social Facebook. Seu irmão Manuel Almeida, trabalha na região de garimpo.
Nossa reportagem, também teve acesso a um decreto de exoneração, datado de novembro de 2017, assinado pelo prefeito Ubiraci Soares Silva (PSC). Estranhamente, Xeila Frederico foi recontratada em 2018. A denúncia deverá chegar ao Ministério Público, que efetivará informações aprofundadas sobre os supostos funcionários fantasmas, e consequentemente a judicialização, visando a devolução do recurso público, destinado ao pagamento dos possíveis funcionários fantasmas.
Fonte: RG 15/O Impacto