quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Abertura da campanha Outubro Rosa chama a atenção para a prevenção do câncer de mama e ginecológico

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), fez na manhã desta terça-feira (9), a abertura da Campanha Outubro Rosa, no Centro de Referência em Saúde da Mulher. O evento contou com a presença de pacientes, médicos, enfermeiros, da secretária de saúde Dayane Lima, da primeira-dama e secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito e do Prefeito Nélio Aguiar.
O movimento, conhecido mundialmente como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. Em Santarém, ele é comemorado há 10 anos e este ano tem como tema "Um toque de amor muda tudo! Prevenir é uma das melhores formas de lutar".
O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade. Por todo esse mês as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão realizando ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, intensificando o combate à doença, capacitando os profissionais da atenção básica para melhorar as ações de controle, diagnóstico e atendimento as mulheres com câncer, com o aprimoramento da coleta do preventivo de colo de útero e fluxograma de exames alterados, além de realizar a busca ativa de casos, dando orientações sobre a doença.
Em Santarém, são realizadas cerca de 15 mamografias diariamente, ou seja, cerca de 300 mensais no Centro de Referência em Saúde da Mulher. De acordo com a coordenadora do Centro, Enfermeira Dináuria Faria, todos os exames com algum tipo de alteração são encaminhados ao médico mastologista da Unidade, Dr. Armando Cunha, que avalia, realiza outros exames se for o caso e, se necessário, encaminha ao Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), através do setor de regulação da Semsa, para tratamento. Dados recentes do HRBA apontam que o câncer de mama é a doença mais comum entre os pacientes do setor de Oncologia do hospital, atingindo cerca de 625 pacientes, dos 1.776 em tratamento.
Segundo a enfermeira Dináuria, o diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer. "Nós estamos também intensificando esse mês, além da prevenção ao câncer de mama com realização de ultrassonografia das mamas e mamografias, também a prevenção ao câncer de colo de útero, com coletas de PCCU em todas as unidades de saúde, justamente para alcançar aquelas mulheres que nunca fizeram o exame e que vindo até uma Unidade, possam realizar dois exames importantíssimos para a sua saúde, em um único dia", completa. Lembrando que ultrassonografia das mamas e mamografia são exames que passam pelo setor de regulação da Semsa para serem realizados. Com isso, ela diz que a campanha espera detectar casos da doença ainda na fase inicial, que em grande parte dos casos, aumentam consideravelmente as chances de tratamento e cura.
A secretária de Saúde, Dayane Lima, ressaltou que a secretaria aumentou a cota de ultrassonografias das mamas e mamografias este mês, para que mais mulheres tenham acesso aos exames. "Embora o Outubro Rosa lembre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, as mulheres precisam ter a consciência de que essa preocupação com a saúde deve se dar durante o ano todo. Fazendo o autoexame das mamas, realizando ultrassonografias e a mamografia, se necessário", explica.
O prefeito Nélio Aguiar informou que com o crescente aumento no número de casos de câncer de mama na região Norte, bem como no resto do país, é muito importante que o município disponibilize meios para que as mulheres tenham acesso aos exames. "Estamos fazendo a nossa parte junto com os parceiros, aumentando a oferta de exames, chamando a atenção para que as mulheres façam o exame preventivo, façam a mamografia. Recuperamos o mamógrafo na casa da mulher e aumentamos a oferta dos exames na rede pública de saúde para que as mulheres possam fazer anualmente o seu preventivo, fazer a sua mamografia. Pois de nada adianta incentivarmos a mulher a fazer o exame, sem que se facilite o acesso a eles. A prevenção e o diagnóstico precoce do câncer são muito importantes para evitar óbitos e isso a gente consegue com a realização de exames como a mamografia e o PCCU", concluiu o prefeito Nélio Aguiar.
Confira a programação da Campanha Outubro Rosa:
01/10/2018 a 31/10/2018
Programação nas UBS, com oferta de coleta de PCCU, mamografias na Casa de Saúde da Mulher e educação em saúde.
Temas abordados: Câncer de Mama e Câncer de Colo Uterino.
09/10/2018
Abertura da Campanha Outubro Rosa
Horário: 8h
Local: Centro de Referência em Saúde da Mulher (Av. Barão do Rio Branco, S/N, Bairro: Santa Clara)
• Palestras educativas abordando temas como câncer de colo uterino e câncer de mama: prevenção, diagnóstico e controle.
• Distribuição de folders informativos.
• Coleta de PCCU.
19/10/2018
• Palestras: "Hipertensão na gestação e Infecção Urinária"
"Atualização em pré-natal"
"Discussão dos óbitos maternos no município de Santarém"
Horário: 8h às 10h
Local: Auditório do Centro Municipal De Informação E Educação Ambiental De Santarém – CIAM (Av. Adriano Pimentel, 296, Centro)
Palestrantes:
Dr. Karlisson Cunha
Enfermeira Dinauria Farias
Enfermeira Socorro Almeida
Enfermeira Katia Moura
Enfermeira Ivana Pimentel
• Palestra "Tratamento da Sífilis na gestante e parceiro"
Horário: 10h às 12h
Local: Auditório do Centro Municipal De Informação E Educação Ambiental De Santarém – CIAM (Av. Adriano Pimentel, 296, Centro)
Palestrante: Dr. Alisson Santos
Dayse Lima Agência Santarém