terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Em Santarém, abandono de Unidade Agropecuária Santa Rosa causa mortes de espécies

A unidade,com área de 100 hectares, possui dois laboratórios, um aprisco de ovinos, um espaço para a produção de mudas e 54 tanques de diversos tamanhos para estocamento das matrizes reprodutoras.
Os três programas que foram inseridos na unidade: produção de mudas frutíferas da região; ovinocultura e piscicultura, estão parados por falta de mão de obra e investimentos. Atualmente, apenas o gerente Zacarias Marques, além de um servidor braçal, com problemas de saúde, tentam manter ativa, a unidade.
“Em maio de 2018, todos os servidores de uma terceirizada contratada pelo Estado, que trabalhavam na unidade, foram desligados, havia também um funcionário do Município, que foi retirado por conta de uma determinação do Ministério Público, que pedia o desligamento de todos os servidores temporários, explicou Zacarias.
Os peixes chegaram a passar mais de 60 dias sem alimentação, o que ocasionou mortes e perdas significativas de matrizes e de algumas espécies. Atualmente, os peixes se alimentam apenas a cada dois dias, com dois sacos de ração para o plantel, porém são necessários quatro para alimentá-los diariamente.
Em visita a unidade, o secretário Regional de Governo do Oeste do Pará, Henderson Pinto, lamentou o abandono da unidade pelo governo passado. “É uma perda significativa, pois a UAGRO Santa Rosa era referência para todo o Estado na produção de alevinos e também para a pesquisa. A unidade só não fechou as portas, graças ao apoio de municípios como Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra. Além do Zacarias, que tem sido a alma dessa unidade, pedindo ajuda e fazendo um esforço sobre humano. Mas, com a visita do secretário Hugo Suenaga, da secretaria estadual de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), tivemos a confirmação do governador de que a unidade voltará a funcionar”, comemorou Henderson Pinto.
“Foi uma triste surpresa encontrar a unidade Santa Rosa abandonada. Poderíamos ajudar de forma mais efeitva o produtor rural com essas estações, fornecendo alevinos de qualidade, sementes e até mesmo mudas, fomentando cada vez mais o plantio dentro do nosso Estado. Mas, das 10 unidades existentes no Pará, apenas Santarém está “funcionando”, mesmo que praticamente abandonada. Hoje encontramos represas estouradas, sem recursos ou mão-de-obra para realizar qualquer serviço. A Unidade de Terra Alta por exemplo, já não conta nem mesmo com as matrizes. Isso é uma grande perda para o Estado, principalmente no setor rural. Por essa razão, vamos priorizar a UAGRO Santa rosa, e recuperá-la de imediato”, confirmou o secretário da Sedap.
Na próxima semana, técnicos da Sedap estarão em Santarém para fazer essa intervenção, agilizar os processos e evitar mais prejuízos.
Fonte: Agência Pará