quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Semtras realiza 'Reunião de Resultados' para avaliar os dois anos de gestão

Para avaliar os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) nesses dois anos de gestão do Governo Nélio Aguiar, a Secretaria realizou "Reunião de Resultados" de forma descentralizada e participativa. As reuniões ocorreram no final de janeiro e início da segunda semana de fevereiro.
Em todas as reuniões, a secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito participou com as coordenações de equipamentos da Semtras que trabalham com os níveis de complexidade da Proteção Social Básica (PSB), responsável pelas ações de prevenção desenvolvidas pelos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras), e a Proteção Social Especial (PSE), com os 6 equipamentos e 1 programa que compreende o atendimento especializado aos casos de violação de direitos, o Centro de Atendimento Social (Cas); o Controle Social; o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); e os motoristas.
Segundo a assessora técnica de Planejamento da Secretaria Roselene Andrade, dentro do planejamento estratégico que permeiam as ações da Semtras é necessário fazer as mensurações, entender se essas ações estão impactando, se elas estão trazendo resultados efetivos e se estão gerando indicadores para nortear de fatos a ações implementadas pela secretaria.
"Em todos os nossos encontros podemos mostrar isso em números tanto a parte quantitativa quanto a parte qualitativa, quais foram os avanços, aonde precisa fortalecer as ações para a construção da cidadania", pontuou Roselene.
A Assessora Técnica da Semtras Gabrielle Andrade orientou qual é o real papel dos serviços, programas, projetos e benefícios no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e, sobretudo, quais metas a serem alcançadas para que a gestão das ações alcance o que preconiza a Política de Assistência Social e deem continuidade aos avanços do Suas em Santarém.
"Nós trabalhamos com a objetividade de prevenir situações de risco por meio de desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários por meio dos oito Cras. Reunir para nos avaliar e ouvir sobre nossas ações foi necessário. Todas as nossas coordenadoras que estão diariamente na linha de frente nos nossos equipamentos participaram conosco desse momento que foi muito importante", avaliou a coordenadora.
"Ter mais uma vez essa oportunidade de avaliar e sermos avaliados em nossas ações foi muito gratificante. Nós somos da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, o nosso público são as famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco social e pessoal, com vínculos familiares fragilizados e rompidos com seus direitos violados. Fazer essa análise com todos os dados copilados foi mais uma experiência enriquecedora", destacou a Coordenadora da Proteção Social especial, Adriana Encarnação.
Reunião com os motoristas da SemtrasPor ter um papel fundamental para a Secretaria, os dezoito motoristas da Semtras também participaram da reunião. Os motoristas ajudam no deslocamento para alcançar o Busca Ativa e os usuários que por alguma razão deixaram de fazer o recadastro ou inclusão no Cadastro Único, e ainda ir com a equipe técnica até o usuário que deixou de participar das atividades dentro dos Cras.
"Foi excelente a nossa participação nessa reunião. Tivemos a oportunidade de ouvir sobre nosso desempenho e pudemos ser ouvidos, inclusive pela nossa Secretária Celsa. Hoje, conseguimos algo raro que foi reunir nós todos em um momento tão importante como este", declarou Everton José Conrado de Aguiar, encarregado dos motoristas.
A Semtras contou esse ano com a explanação dos dados dos serviços da Vigilância Socioassistencial coordenado por Rosemara Ruiz, que teve a oportunidade de apresentar os números das ações realizadas pela Secretaria. "Foi a oportunidade de observarmos os avanços realizados nesses dois anos de gestão no município. Esse foi nosso primeiro levantamento que servirá de base para confrontar as próximas informações", pontuou Rosemara.
A titular da Semtras destacou a importância das reuniões de avaliação. "Sabemos que o ritmo de trabalho dos nossos colaboradores é intenso, mas a realização dessas reuniões foi mais uma vez extremamente importante, pois os resultados que alcançamos foram gratificantes. Foi possível ver que juntos somos mais fortes, que a ação de cada um de forma conjunta e que estamos avançando. Esse ano, contamos com a compilação dos dados da Vigilância Socioassistencial que nos possibilitou trazer a socialização desses importantes números. Temos muita coisa ainda para trabalhar e sabemos que podemos contar com essa equipe comprometida que temos o prazer de trabalhar aqui na Secretaria, fazendo parte do nosso time", agradeceu Celsa Brito.
Leia também:
Geisa de Oliveira Agência Santarém