segunda-feira, 22 de abril de 2019

HOJE - 22 DE ABRIL / DIA ESQUECIDO DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL.

Resultado de imagem para dia do descobrimento do brasil


No Brasil, o dia 22 de abril constitui uma das datas mais importantes da história nacional. Nesse dia é celebrado o Descobrimento do Brasil, fato que ocorreu no ano de 1500, quando uma expedição marítima portuguesa, chegou ao litoral do atual estado da Bahia. 



DIA ESQUECIDO! QUANDO TODAS AS NAÇÕES DO MUNDO FESTEJAM COM LOUVOR O DIA DE SEUS DESCOBRIMENTO. A NAÇÃO BRASILEIRA ESQUECE E NÃO HONRA SEU GLORIOSO PASSADO.

SE FESTEJA O DIA DE TIRADENTES, DIAS DAS MÃES, DOS PAIS, DO ÍNDIO, DO IDOSO, DAS CRIANÇAS, DA PADROEIRA, CARNAVAL, NATAL, ANO NOVO... E UM DOS DIA MAIS IMPORTANTE DO BRASIL É SIMPLESMENTE ESQUECIDO????
DEUS SALVE O BRASIL!!!!!

Em algum momento você já esteve com essa dúvida, se não, com certeza está agora. Mas não se preocupe, vamos saná-la.

Nem sempre o descobrimento do Brasil foi comemorado no dia 22 de abril, no início até a Revolução de 30 era comemorado no dia 3 de maio onde era considerado feriado nacional. Isto nos diz que havia outro entendimento sobre a data que as caravelas de Alvares Cabral desembarcaram em Porto Seguro.

Esta teria sido a data do descobrimento, segundo o clássico historiador lusitano Gaspar Correia (1495-1561), que a deduziu do fato de Cabral ter batizado a terra de “Vera Cruz”, nome mudado pelo rei dom Manuel para “Santa Cruz”, em função da comemoração religiosa de mesmo nome, que ocorria a 3 de maio. Por isso também, José Bonifácio, o Patriarca da Independência, propôs que a abertura da primeira Assembleia Constituinte brasileira, em 1823, caísse nesse dia, para coincidir com o descobrimento.

Apesar do prestígio de que gozava a versão de Gaspar Correia, no entanto, um documento que permanecera esquecido por quase três séculos nos arquivos portugueses, que tinha sido transportado para o Brasil junto a milhares de outros quando a família real veio para o Brasil em 1808, e acabou mudando a visão da história.

Esse documento foi descoberto por um pesquisador, o padre Aires de Casal, que o publicou em 1817, deixando evidente que o descobrimento acontecera a 22 de abril. Tratava-se do depoimento de uma testemunha ocular: acarta de Pero Vaz de Caminha, escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral.

Após a proclamação da República, estabeleceu um calendário de festas cívicas onde nele, havia grandes novidades para a época, como a comemoração de Tiradentes a 21 de abril, entre outros.

Na imprensa, por exemplo, dado que se tomava por fato consumado que o descobrimento ocorrera a 22 de abril, cogitava-se que o governo provisório extinguiu o feriado de 3 de maio para evitar dois feriados consecutivos, a saber, o de Tiradentes e o descobrimento.