quinta-feira, 2 de maio de 2019

Dia do Trabalhador: investimentos públicos fomentam a geração de empregos


Santarém com saldo positivo de empregos: crescimento econômico.O saldo de geração de empregos em Santarém no primeiro trimestre foi positivo. De janeiro a março deste ano, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão ligado ao Ministério da Economia, foram 157 novos postos de trabalho gerados. Crescimento de 83,4% em relação ao mesmo período do ano passado, quando os números fecharam em apenas 26 empregos formais criados. Em 2018, também tivemos saldo positivo com 835 novos empregos. Os investimentos públicos contribuem de forma significante para a retomada do crescimento econômico no município.
Orla da cidade recebe investimento de R$ 72 milhões.O resultado é animador, pois apesar da recessão econômica e as expectativas baixas do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano – economistas das instituições financeiras reduziram a estimativa para o crescimento da economia que passou de 1,71% para 1,70%. É a nona queda consecutiva do indicador. A previsão consta no boletim de mercado, também conhecido como relatório "Focus", divulgado nessa segunda-feira (29) pelo Banco Central (BC). O relatório é resultado de levantamento feito na semana passada com mais de 100 instituições financeiras – alguns setores no município têm demonstrado força no momento de contratar.
De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec) a respeito das admissões, comércio com 1.018; serviços (964); agropecuária (194); indústria de transformação (157) e construção civil (117) tiveram desempenho acima da média. Apesar da margem de desligamentos, o saldo para o trimestre continuou positivo.