
A campanha objetiva criar uma consciência social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, ao mesmo tempo, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.
Abertura será realizada no dia 4, às 15h, em sessão especial na Câmara Municipal de Santarém. Outras atividades, como uma caminhada a ser realizada no dia 14 com saída do Asilo São Vicente de Paulo até o elevado na Praça da Matriz, irão chamar a atenção para o respeito à pessoa idosa e também uma exposição fotográfica de 19 a 23 no Museu João Fona, denominada de "Marcas do Tempo" esse ano realizada em sua segunda edição.
O tema "A pior violência é o Silêncio" chama a atenção para o aumento dos casos de violação dos direitos da pessoa Idosa.

Em 2018, por meio de denúncias ao Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMDPI), foram feitos um total de 40 registros; e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) foram 68 registros.
No primeiro quadrimestre de 2019, o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMDPI) recebeu 25 denúncias e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) 27 registros. Os dados de 2019 mencionados apontam que em quatro meses o número de casos chegou a 48% do total de 2018.
Esses casos são acompanhados pela coordenação da Proteção Social Especial (PSE) que é destinada as famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e, ou, psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras. A proteção social especial está dividida em média e alta complexidade. Relacionada à média complexidade, o Centro Especializado de Assistência Social (Creas) é um equipamento que acompanha os casos de violações de direitos contra a pessoa idosa. No que tange a alta complexidade, a Prefeitura possui convênio com o Asilo São Vicente de Paulo, o qual desenvolve acolhimento aos idosos que possuem seus vínculos familiares rompidos.
A Prefeitura de Santarém oferta atendimentos ao público idoso no município por meio da Proteção Social Básica com 8 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Convivência do Idoso (CCI) que oferta para os 740 idosos inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) aulas de zumba; atividades físicas com alongamentos, caminhadas e outras atividades esportivas; de lazer; e no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – (PAIF) com oficinas geradoras de renda; acompanhamento psicológico, social não só para idosos como também para seus familiares. A Semtras firmou parceria com a UEPA com os alunos do curso de Fisioterapia que desenvolvem várias atividades com os idosos de acordo com a limitação de cada um.
Confira a programação:
1- Abertura da Campanha
Data: 04/06/2019
Hora: 15 h
Local: Plenário da Câmara Municipal
1- Abertura da Campanha
Data: 04/06/2019
Hora: 15 h
Local: Plenário da Câmara Municipal
2- Caminhada dos Idosos saindo do Asilo São Vicente de Paulo até o elevado na matriz
Data: 14/06/2019
Hora: 17h (Concentração as 16h30 min)
Local: Asilo São Vinte de Paulo
Data: 14/06/2019
Hora: 17h (Concentração as 16h30 min)
Local: Asilo São Vinte de Paulo
3- Exposição Fotográfica "Marcas do Tempo"
Data: 19 a 23 de junho
Hora: Horário de Funcionamento do Museu
Local: Museu João Fona
Data: 19 a 23 de junho
Hora: Horário de Funcionamento do Museu
Local: Museu João Fona
Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém