segunda-feira, 3 de junho de 2019

Com o tema “A pior violência é o Silêncio” campanha Junho Violeta será realizada em Santarém

Campanha objetiva criar uma consciência social e política da existência da violência contra a pessoa idosaA Prefeitura de Santarém e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), darão inicio no mês de junho "A Campanha Junho Violeta – Violetas contra a Violência – Dignidade e Respeito para com a Pessoa Idosa", que trás o tema "A pior violência é o Silêncio".
A campanha objetiva criar uma consciência social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, ao mesmo tempo, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.
Abertura será realizada no dia 4, às 15h, em sessão especial na Câmara Municipal de Santarém. Outras atividades, como uma caminhada a ser realizada no dia 14 com saída do Asilo São Vicente de Paulo até o elevado na Praça da Matriz, irão chamar a atenção para o respeito à  pessoa idosa e também uma exposição fotográfica de 19 a 23 no Museu João Fona, denominada de "Marcas do Tempo" esse ano realizada em sua segunda edição.
O tema "A pior violência é o Silêncio" chama a atenção para o aumento dos casos de violação dos direitos da pessoa Idosa.
Abertura será realizada no dia 4, às 15h, em sessão especial na Câmara Municipal de Santarém.Dados da vigilância socioassistencial, informados pela coordenadora Rose Mara Jardim Ruiz, mostram que em 2018, no primeiro trimestre de 2019, foram atendidos 160 casos na rede socioassistencial de Santarém, referentes a casos de violações de direitos contra pessoa idosa .
Em 2018, por meio de denúncias ao Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMDPI), foram feitos um total de 40 registros; e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) foram 68 registros.
No primeiro quadrimestre de 2019, o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMDPI) recebeu 25 denúncias e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) 27 registros. Os dados de 2019 mencionados apontam que em quatro meses o número de casos chegou a 48% do total de 2018.
Esses casos são acompanhados pela coordenação da Proteção Social Especial (PSE) que é destinada as famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e, ou, psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras. A proteção social especial está dividida em média e alta complexidade. Relacionada à  média complexidade, o Centro Especializado de Assistência Social (Creas) é um equipamento que acompanha os casos de violações de direitos contra a pessoa idosa. No que tange a alta complexidade, a Prefeitura possui convênio com o Asilo São Vicente de Paulo, o qual desenvolve acolhimento aos idosos que possuem seus vínculos familiares rompidos.
A Prefeitura de Santarém oferta atendimentos ao público idoso no município por meio da Proteção Social Básica com 8 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Convivência do Idoso (CCI) que oferta para os 740 idosos inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) aulas de zumba; atividades físicas com alongamentos, caminhadas e outras atividades esportivas; de lazer; e no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – (PAIF) com oficinas geradoras de renda; acompanhamento psicológico, social não só para idosos como também para seus familiares. A Semtras firmou parceria com a UEPA com os alunos do curso de Fisioterapia que desenvolvem várias atividades com os idosos de acordo com a limitação de cada um.
Confira a programação:
1- Abertura da Campanha
Data: 04/06/2019
Hora: 15 h
Local: Plenário da Câmara Municipal
2- Caminhada dos Idosos saindo do Asilo São Vicente de Paulo até o elevado na matriz
Data: 14/06/2019
Hora: 17h (Concentração as 16h30 min)
Local: Asilo São Vinte de Paulo
3- Exposição Fotográfica "Marcas do Tempo"
Data: 19 a 23 de junho
Hora: Horário de Funcionamento do Museu
Local: Museu João Fona

 Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém