sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Prefeito entrega UBS revitalizada e anuncia novas obras

O prédio da Unidade Básica de Sáude (UBS) do Diamantino foi totalmente revitalizado e entregue à população pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na manhã desta quinta-feira (22). Em um evento bem informal, que contou com a participação do prefeito Nélio Aguiar, da secretária de saúde Dayane Lima, do vice-prefeito José Maria Tapajós, de vereadores, colaboradores da unidade, lideranças e outros moradores do bairro, a programação constou de um café da manhã e visita ao prédio reformado da UBS.
Desde sua inauguração, no ano de 2011, esta foi a primeira vez que o prédio da unidade passa por uma reforma para melhor atender seus usuários. "Era um a solicitação antiga dos moradores e das lideranças aqui do bairro. Quando falamos com o prefeito e com a secretária de saúde, fomos recebidos e falamos dessa necessidade e eles confirmaram que iriam atender nossa solicitação. E hoje é uma realidade e uma grande alegria ver esse prédio reformado. Todos estão de parabéns e a população agradece", disse o presidente do Conselho Comunitário do Bairro Diamantino, Raimundo Silva.
O prédio recebeu pintura nova, teve móveis reformados, troca de azulejos, manutenção dos banheiros, troca de lâmpadas, manutenção em centrais de ar, ampliação da copa, implantação de uma área de ventilação no consultório odontológico, dentre outros reparos. "Eu estou muito feliz por entregar esse prédio totalmente reformado. Agradeço a todos, especialmente a equipe da Semsa pela realização e ao prefeito que teve a sensibilidade e nos apoiou nisso. Tudo aqui foi feito com muito carinho, com o intuito de melhorar cada vez mais o atendimento à nossa população e esse é o objetivo da nossa gestão e da gestão do prefeito Nélio", ressaltou a secretária de Saúde Dayane Lima.
A UBS Diamantino atende a cerca de 10 mil moradores do bairro, quase 1.700 famílias, disponibilizando atendimento médico e odontológico, consultas de enfermagem, vacinação, dentre outros serviços. A UBS é gerenciada pela enfermeira Idaiane Guimarães, que conta ainda com 1 equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), disponibilizando semanalmente orientações e atendimentos com fisioterapeuta, psicólogo, farmacêutico, assistente social, educador físico e nutricionista.
Ao se pronunciar, o prefeito Nélio Aguiar agradeceu a toda equipe da unidade de saúde do Diamantino pelo bom trabalho que desenvolvem. Agradeceu ainda a parceria com os vereadores da câmara municipal, explicando que isso é fundamental para dar andamento na aprovação e prática de projetos importantes para Santarém.
Ele Anunciou novas obras e aquisição de recursos especialmente para o asfaltamento de cerca de 80 Km de ruas em Santarém durante o verão. Falou da reforma da UBS Santana, que já iniciou; e da entrega de mais duas UBSs revitalizadas: Guajará e Inanu, que serão entregues no próximo dia 31 de agosto. "Nós resolvemos fazer essas melhorias de uma forma direta, ou seja, resolvemos montar uma equipe na Semsa só para manutenção de unidades de saúde. Nós fazemos a compra do material e eles realizam o serviço, isso é menos burocrático e otimiza os recursos", disse.
Nélio Aguiar ressaltou que esta é a décima terceira unidade revitalizada que está sendo entregue pela gestão municipal, destacando que a equipe já está trabalhando na décima quarta, que é a UBS de Santana. "Estamos construindo uma unidade de saúde no Corta-Corda, que fica depois da hidrelétrica de Curuá-Una, em parceria com a comunidade, um local bem distante mas vamos realizar o sonho deles. Então, nós estamos fazendo, estamos atuando na cidade, na várzea, no planalto, estamos fazendo nosso papel que é trabalhar pela população santarena, seja onde for", salientou o Prefeito.
Confira como era a UBS: 
 
 E como ficou a UBS depois da revitalização: 
Dayse Lima Agência Santarém