sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Prefeitura de Santarém lança programação da Semana da Pátria e Festival de Bandas e Fanfarras

O lançamento da programação da Semana da Pátria 2019 e do XIII Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém foi realizado nesta quinta-feira (22), às 9h30, no auditório do Theatro Victória. A Semana da Pátria será de 1º a 7, na cidade e no interior e o Festival de Fanfarras de 13 a 15 de setembro. As duas ações são promovidas pela Prefeitura de Santarém, coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), com apoio das Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Cultura.
O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar conclamou a população de Santarém a participar da Semana da Pátria e fazer dessa manifestação cívica uma grande festa, externar o sentimento de amor ao Brasil, refletir sobre o tema proposto e ajudar a despertar nas crianças hoje, brasileiras do amanhã uma consciência ambiental mais consistente e cidadã.
Sobre a programação, o Prefeito disse que hoje foi anunciada a realização de dois eventos cívicos muito importantes ao município: a Semana da Pátria 2019 e o Festival de Bandas e Fanfarras. Nélio destacou que se trata de um momento festivo que envolve os pais, alunos, diretores de escolas, a equipe da Semed e a gestão municipal, quando todos vão as ruas comemorar e manifestar amor ao Brasil, efetivamente comemorar a independência do país. "Em Santarém comemoramos realmente a Semana da Pátria, com muito civismo e patriotismo, tanto que a programação é descentralizada, realizada em vários locais na cidade e no interior e durante a semana inteira, inclusive com desfiles no período da noite", observou.
A Secretária de Educação de Santarém, Mara Belo disse que a programação desta quinta-feira, voltada à imprensa teve como objetivo mostrar a população como serão desenvolvidas as atividades das 186 escolas da cidade e do planalto e mais os desfiles nas regiões de rios. Além disso, serviu para convocar a sociedade, as unidades escolares para uma grande reflexão sobre o tema – "Escola: lugar de inspiração e construção de consciência ambiental".
Belo disse que o diferencial da Semana da Pátria deste ano são ações mais concretas. "Nós convidamos as nossas escolas a olharem ao seu entorno ou na própria escola, identificar um problemática ambiental, em seguida mobilizar a comunidade, fazer uma intervenção e apresentar os resultados do trabalho na semana cívica", explicou.
Mara Belo disse que a iniciativa visa colocar os alunos como protagonistas dessas ações e as escolas como um lugar de inspiração para realização de todo esse trabalho voltado às questões ambientais.
Segundo Mara Belo, referindo a Semana da Pátria, o trabalho é coordenado pela Semed, mas conta com a ajuda de diversas secretarias a exemplo da Infraestrutura, Mobilidade e Trânsito e Cultura através do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL). "A Infraestrutura é responsável pela manutenção dos trajetos dos desfiles. Como a Seminfra tem bastante demanda a comissão de organização da Semana da Pátria oficializou os pedidos com antecedência visando a recuperação de todos os percursos dos desfiles da Semana da Pátria", finalizou a Mara Belo.
O coordenador Geral da Semana da Pátria, professor Marcos Gentil considera que houve avanços no planejamento prévio e com isso, um diálogo mais tranquilo com as escolas, bem como o contanto com outras instituições permitiu realizar as ações com antecedência. E a equipe de coordenação conseguiu prever alguma situação que poderia comprometer o andamento da programação.
Gentil disse que as orientações gerais aos professores, alunos e a comunidade envolvida no processo é que observem os horários e os locais de concentração dos desfiles. Gentil pediu ainda que todos se esforcem para cumprir os horários previstos na programação, organizando-se de maneira antecipada, Com isso, a coordenação terá condições de realizar os desfiles dentro do prazo programado. "Não podemos nos esquecer do calor amazônico e que a maioria dos desfiles é realizado de dia. Por isso, todos precisam colaborar para ajudar a fluir a programação e poupar nossas crianças e as pessoas que prestigiam os desfiles da excessiva exposição ao calor intenso", orientou.
Além disso, Marcos Gentil chamou atenção dos pais e dos responsáveis sobre os cuidados que devem ter com seus filhos, acompanhando as crianças e os adolescentes em três momentos: antes, durante e depois dos desfiles a fim de oferecer a assistência necessária.
O coordenador do XIII festival de Bandas e Fanfarras de Santarém, José Maria Lira disse que se trata de um momento muito esperado pela região Oeste do Pará, no que se refere à musicalidade e ao civismo. Segundo ele, desde o início do ano as bandas e as fanfarras vêm se preparando por meio de ensaios e os regente passando por capacitações técnicas. "Em Santarém o governo municipal está preparado para proporcionar aos participantes um palco à altura das apresentações, que é o Estádio Colosso do Tapajós", ressaltou Lira.
Segundo o coordenador este ano há um novo critério de avaliação, que é Corpo Coreográfico que foi incluído ao regulamento, tornando o festival mais charmoso e harmonioso ao público que vai assistir. Lira confirmou a participação de municípios, como Itaituba, Alenquer, Óbidos, totalizando 27 bandas e fanfarras, sendo que na primeira noite se apresentarão 18 agremiações, na segunda noite serão 9 e no terceiro e último dia será o desfile das campeãs.

José Maria Lira também falou sobre a capacidade de público no Estádio Colosso do Tapajós para este ano que será para oito mil pessoas, liberado pelo Corpo de Bombeiros. Mas alertou que a medidas que as catracas registrarem esse número os portões serão fechados, para garantir a segurança de todos. "As pessoas devem chegar mais cedo para garantir seus lugares e evitar ficar de fora do evento deste ano que será melhor do que o festival anterior", concluiu.
Participantes – Prefeito de Santarém Nélio Aguiar; vice-prefeito José Maria Tapajós; Secretária de Educação Mara Belo; Secretária de Assistência Social, Celsa Brito; coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer, José Maria Lira; coordenador da geral da Semana da Pátria, professor Marcos Gentil e o Diretor da 5ª Unidade Regional de Educação, professor Francisco de Assis.




Ednaldo Rodrigues Agência Santarém