segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Expansão e variedade da produção e novos investimentos privados e públicos são destaque no GGI/DRS


Busca por investimentos é o ponto alto do atual governo.A Prefeitura de Santarém realizou, nessa quinta-feira (29), no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM), a reunião mensal do Grupo de Gestão Integrada para o Desenvolvimento Regional Sustentável (GGI/DRS). Em pauta, as atividades desenvolvidas pelas cadeias produtivas da meloponicultura e plantas e flores ornamentais; investimentos privados referentes a expansão do Rio Tapajós Shopping, que completa cinco anos em novembro; operação de distribuição de cimento, a partir de Santarém, capitaneado pelo Grupo Reicon e Grupo Votorantim e um panorama sobre as obras de pavimentação da BR-163.
Duas importantes cadeias produtivas do GGI apresentaram o panorama de suas atividades. Uma delas é a cadeia do mel. O trabalho vem sendo desenvolvido, principalmente, em comunidades da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, com apoio do Projeto Saúde e Alegria. A maior parte do mel produzido e comercializado, está concentrado em feiras e, principalmente, no Mercadão 2000 e lojas de produtos regionais.
Outro setor que vem se destacando é a produção de flores e plantas ornamentais. Um mercado em plena expansão, com mais de cinco mil plantas de espécies variadas. O ponto físico para vendas é na Avenida Curuá-Una, no antigo Mercado da Prainha. O local reúne atualmente mais de 30 produtores.
Expansão dos investimentos privados e panorama das obras da BR-163
Na área de investimentos privados, o destaque ficou por conta dos números apresentados pelo Rio Tapajós Shopping, prestes a completar cinco anos, em novembro. De acordo com a gerente comercial e de marketing, Marlen Castro Tapajós, o shopping conseguiu potencializar as ações do local em franquias.
"Tivemos 33% de crescimento de novas franquias, em relação a 2018, contribuindo para geração de novos empregos, novas opções de compras e recolhimentos de impostos e tributos ao município", lembra.
Segundo o shopping, atualmente, o espaço conta com 131 lojas – 98 comercializadas – e 33 quiosques – 27 comercializados. Além disso, há cinco salas de cinema, duas em 3D; 18 operações de alimentação, sendo 57% de franquias – 1.912 vagas de estacionamento e estimativa de 1 milhão de visitantes, em quase cinco anos.
Na área de logística, o grupo Reicon, em parceria com a Votorantim Cimentos, anunciou o início das operações do Centro de Distribuição em Santarém, gerando 120 empregos diretos, conforme explicou o executivo do Grupo Reicon, Nilson José Santos.
"A nossa estratégia é fazer a instalação do Centro de Distribuição dentro de nossa filial onde teremos uma armazenagem em média de 10 mil toneladas de sacas de cimento, podendo fazer um atendimento melhor à região, com geração de emprego, injetando recursos dentro do município", explica.
O 8º Batalhão de Engenharia de Construção (8º BEC) apresentou panorama sobre a execução das obras no trecho de 65 km da BR-163. A obra faz parte da Operação Xingu, é estimada em R$ 140 milhões e tem um efetivo de 502 homens trabalhando diuturnamente, segundo informou o comandante da instituição, coronel Marcello Linhares (foto).
Modelo de desenvolvimento apresentado é a realidade de Santarém, avalia prefeito Nélio Aguiar
Nélio Aguiar: desenvolvimento.Para o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, o modelo apresentado no GGI é o que caracteriza o município de Santarém. Segundo Nélio, as atividades contribuem para o desenvolvimento de importantes setores.
"Estamos falando sobre a produção de mel, da comercialização de flores e plantas, investimentos privados e públicos que irão contribuir para o desenvolvimento de Santarém. Eu tenho defendido sempre que o município tem espaço para todos. Não precisamos entrar em uma guerra ideológica, porque temos condições de ter um desenvolvimento verdadeiramente sustentável", argumenta.
A próxima edição do GGI está marcado para o dia 26 de setembro.
Samuel Alvarenga Agência Santarém