quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Mega estrutura será montada para o Festival de Cinema de Alter do Chão

O Lago dos Botos, localizado na Praça do Çairé, em Alter do Chão será o local para a montagem.
A partir de um conceito sustentável e ecológico serão montadas três tendas climatizadas junto às margens do Rio Tapajós para a exibição dos filmes e palestras, além de serem disponibilizados espaços de vivências, lazer e alimentação. A expectativa é que cerca de 50 mil pessoas participem do evento, que acontecerá de 21 a 27 de outubro, das 9h ás 22h30.
As três principais tendas terão capacidade para 250 pessoas cada. Na tenda Surara haverá a programação de oficinas, palestras, seminários e roda de negócios.  A tenda Borari fará a exibição de filmes de Longa-metragem nacionais e internacionais. Já, a tenda Munduruku ficará com a apresentação dos filmes curta e media-metragem nacionais, além de produções feitas por Smartphones.
No Çairódromo terá WiFi grátis com link dedicado. Para a construção da estrutura, mais de 100 pessoas já estão trabalhando de forma direta ou indireta. Segundo o diretor geral do FestAlter, Locca Faria, durante os sete dias de evento mais de 1.000 moradores de Alter do Chão e Santarém atuaram nas barracas, stands, transportes, alimentação.
A montagem terá o apoio da Prefeitura Municipal de Santarém com todas as suas secretarias envolvidas, além do governo estadual com o comando da Polícia Militar, Bombeiros e Detran.
Divisão dos espaços
Durante os sete dias de evento, serão mais de 250 filmes programados para exibição de forma rotativa e gratuita. “Quem for ao FestAlter encontrará tendas climatizadas com telões e acústica igual à de uma sala de cinema”, destacou Locca Faria diretor do Festival. Na terceira tenda haverá palestras e oficinas direcionadas ao mercado do audiovisual.  Dentro da vasta programação do evento, terá a presença de representantes da Fox Internacional, Fox LatinAmerica, Globo Filmes, Canal Brasil, GloboNews, Grupo BoxBrazil com 4 canais, distribuidora Olhar.
Paralelo às exibições e palestras, os visitantes encontrarão estandes de exposições de produtos da região, áreas de vivências, tenda de artesanato indígena, espaço de lazer e praça de alimentação. “Todos os dias haverá apresentações culturais e de artistas locais que ficarão em destaque no Palco Tapajós.”, enfatizou Davi Miranda, coordenador do FestAlter. .
Veja a programação no site festivaldealterdochao.com.br/#programacao
Segurança Pública envolvida
Todos os órgãos de segurança pública estarão atuando do inicio ao fim do Festival.  A fim de garantir a segurança dos moradores e visitantes. Ações preventivas e de fiscalização serão realizadas.
Polícia Civil e Militar estarão atuando com equipe e grupamento reforçado. Para melhor desempenho do trabalho, o conjunto contará com uma base instalada na Praça do Çairé, inclusive com câmeras de monitoramento. Marinha e Corpo de Bombeiros compõem o grupo de segurança e estarão atuando com lanchas de resgate e grupos de salva-vidas, no Rio Tapajós.
A equipe de saúde terá ambulância, médicos, enfermeiros para garantir o bem estar nos primeiros socorros. O posto de saúde da Vila de Alter do Chão ficará de plantão todos os dias do evento. Agentes do Detran e da Secretária Municipal de Trânsito farão o trabalho na estrada e na Vila de Alter do Chão.
FestAlter
O Festival de Cinema de Alter do Chão acontecerá do dia 21 ao dia 27 de outubro, com programação intensiva das 9h às 22h30. O FEST ALTER tem por finalidade apresentar obras da recente produção audiovisual brasileira, amazônica, internacional, contribuir para sua difusão e debate, reunindo profissionais da área, promovendo encontros, rodadas de negócios, oficinas especializadas e atividades artísticas regionais.
O conceito maior do Festival é capacitar os moradores locais, os indígenas, ribeirinhos e a vasta população desta região para terem acesso ao mercado do audiovisual. Produzindo temas próprios e criar um pólo de criação e distribuição de filmes que revelem uma imensa produção criativa, rica em cultura e cheia das encantos da Amazônia.
O Festival de Cinema de Alter do Chão é Um olhar para a Amazônia, para os povos do mundo, para a valorização da natureza e o reconhecimento dos direitos globais.
RG 15 / O Impacto com Ascom Festival de Alter do Chão