terça-feira, 19 de novembro de 2019

17º Festival do Charutinho em Ponta de Pedras valoriza a culinária local e é sucesso de público


Milhares de Pessoas participaram do 17º Festival do Charutinho realizado neste fim de semana na comunidade Ponta de Pedras , região do Eixo Forte. O evento serviu para divulgar o balneário de Ponta de Pedras como ponto turístico de Santarém e destacar a gastronomia local, com pratos feitos a partir do peixe típico da região, o charutinho. O evento foi uma iniciativa da Associação de Moradores Nossa Senhora das Graças, da comunidade Ponta de Pedras, com apoio do Incra, por meio do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), através da empresa contratada Consulte e Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Agricultura e Pesca (Semap); Cultura (Semc), Turismo (Semtur) e Infraestrutura (Seminfra), além do Banpará. 
O festival  já é tradicional no calendário de Santarém e reuniu apresentações culturais, com shows de bandas locais. Um dos atrativos foi a culinária, com destaque para o charutinho, um dos peixes mais apreciados na região. Foi servido frito, acompanhado com farofa, arroz, vinagrete e bem crocante. Mais de 600 kg de charutinho foram vendidos nos dois dias de evento.
Além de divulgar a gastronomia, o evento gera lucro e renda aos donos de barracas localizados na praia. "O Festival do Charutinho se tornou um ponto de encontro que atrai turistas de vários partes do Brasil e exterior. É um evento que movimenta negócios, gera emprego, renda e mostra todo potencial da gastronomia local", avaliou o representante da Associação de Moradores, Anivaldo da Silva.
O público de Santarém, cidades vizinhas e turistas de outros estados participaram maciçamente. O festival surgiu no ano de 2002 com o objetivo de valorizar o potencial turístico da comunidade. Na edição deste ano, o evento reuniu shows com os cantores Ney Safadão e Carlos Couto, forró Na Mídia e Gui Estouradão, aliando com shows culturais e apresentações folclóricas. 
O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, salientou a importância da parceria da Prefeitura. Segundo Nélio, a gestão continua dando seguimento as estratégias de fomento ao turismo e de fortalecimento da gastronomia local.

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém