quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Antaq vistoria porto do DER

O porto do DER, localizado no bairro Prainha passou por uma inspeção nesta quarta-feira (27). Os técnicos da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) vistoriaram toda a estrutura portuária utilizada para operação das embarcações.

Acompanhados pelo secretário de Mobilidade e Trânsito, Paulo Jesus, a assessora jurídica da SMT, Paula Piazza, o representante do núcleo de Licitação Roberto Lavor e servidores da secretaria que trabalham no porto, os representantes da Antaq fiscalizaram toda a parte estrutural do prédio que acomoda os passageiros, pier de operação, área de embarque e desembarque de passageiros, entre outros itens.

A vistoria serve para que a Antaq possa atualizar as licenças de operação do porto junto a Prefeitura de Santarém. "A finalidade da vistoria é verificar a possibilidade do registro junto a Antaq do porto do DER para que nós possamos regularizar o serviço de atracação e desatracação das embarcações municipais, intermunicipais e interestaduais aqui na cidade. O porto cumpre com diversos itens da resolução normativa número 13, então isso já é importante para o município, pois as melhorias a serem feitas são menores, mais todo o processo vai ser analisado pela área competente da Antaq em Brasilia e eles que vão dar o parecer final a cerca da adequação ao não e o que deve ser feito em adicional pela prefeitura", explicou técnico em regulação da Antaq Allef Rodrigues.

Para o secretário de Mobilidade e Trânsito Paulo Jesus, vistorias como está da agência reguladora são importantes para que o município possa sempre está de acordo com o que rege a regulamentação. "Essa é uma visita de rotina da Antaq para fazer as atualizações das licenças do porto, passar algumas orientações de funcionamento, gerenciamento nas atividades que funcionam no porto, para manter todas as operações, tanto de embarque de cargas como de passageiros, obedecendo os padrões da navegação sobre a recomendação. O técnicos reguladores da agência estão nos passando algumas informações do que ainda precisa ser organizado. Essa é uma obrigação de praxe que precisa ser realizada", ressaltou.

A administração do porto é realizada pela Prefeitura de Santarém através da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) que por meio da equipe da Divisão de Operação Portuária diariamente realiza o ordenamento e controle da movimentação do porto e na administração de toda área portuária.

Atualmente 48 embarcações e 16 ferry boats operam sob regime de rotatividade sendo a permanência no porto para as embarcações em operação.

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém
Marina Bandeira Agência Santarém